Miguel Capucho
Fadistas - Actualizado em Dezembro 29, 2009


Durante a juventude começa a frequentar algumas Casas de Fado e o seu interesse por este género musical evolui de uma maneira crescente. Pouco a pouco começa a cantar Fado.
Aos 18 anos, faz a sua primeira aparição pública na capital Portuguesa, no Coliseu dos Recreios, durante a “Grande Noite do Fado”. No ano seguinte conhece João Braga, que lhe reconhece um talento invulgar e o convida a participar nos seus espectáculos. Surge então a sua estreia no Centro Cultural de Belém (Lisboa) num concerto chamado “Fados d’Aquém e Além-Mar”.
A partir daqui começa-se a delinear a sua carreira. É imediatamente convidado para gravar o seu primeiro Cd, de nome “Alma Nova”, onde participam também Maria Ana Bobone e Rodrigo Costa Félix.
Deste disco, muitíssimo bem recebido pela crítica, abrem-se as portas do seu reconhecimento artístico e actua em inúmeros programas de televisão e rádio.
É cada vez mais admirado o seu valor como artista e conhece outro amigo: - Carlos Zel. Com ele, estabelece uma grande amizade e uma recíproca admiração artística e participam juntos em inúmeros espectáculos, chegando a cantar também juntos, durante muito tempo, no Clube de Fado (Lisboa).
Multiplicam-se as suas participações em espectáculos de Carlos Zel, de João Braga e começa a realizar os seus próprios espectáculos. No decorrer dos anos, corre o país em inúmeros espectáculos e actuações muito aplaudidas, e começam os convites para o estrangeiro.
O primeiro foi para a Dinamarca (Copenhagen), aos 21 anos, para a Capital Europeia da Cultura, no qual realizou com Maria Ana Bobone, 14 espectáculos em uma só semana. Seguem-se depois actuações no estrangeiro em Madrid, Barcelona, Paris, Luxemburgo. Participa novamente na Capital Europeia da Cultura, desta vez em Salónica (Grécia) com Argentina Santos e Carlos Zel, tendo realizado três espectáculos de enorme sucesso. Mostra a sua voz ainda em França (La Baule), Brasil (São Paulo e Fortaleza), Itália e Estados unidos e na recentemente na Índia.