EnglishPortuguês

Ana Sofia Varela - Ana Sofia Varela

Discos - Dezembro 31, 2006
Universal Music / 2002
Existe uma atitude de relançamento da tradição que conseguiu (finalmente!...) libertar-se de qualquer subserviência "tradicionalista".

Da proliferação das novas vozes do fado, em particular das vozes femininas, pode extrair-se uma simples conclusão: existe uma atitude de relançamento da tradição que conseguiu (finalmente!...)  libertar-se de qualquer subserviência "tradicionalista", dispensando também todos os aparartos "modernistas".

O caso de Ana Sofia Varela vem inscrever-se nesta lógica através de um albúm que tem tanto de discreto como de vibrante. Certamente não por acaso, regressa aqui a referência tutelar de Amália ("Por que voltas de que lei", "Vivendo sem mim" e o sublime "Lágrima"). Ao mesmo tempo trata-se de fabricar "imitações" banais, mas de reencontrar uma intensidade primitiva do fado em que a mágoa do canto vai a par de uma elaborada teatralidade da voz.

Temas como "Ó meu amor não te atrases" e "Conhecimento" (ambos de Vasco Graça Moura/Mário Pacheco) são momentos admiráveis de um intimismo que não necessita de artifícios supérfluos para afirmar a sua convicção ética e a sua riqueza estética.
João Lopes


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.