EnglishPortuguês

"Vida", o novo trabalho de Jorge Fernando

Archive - Setembro 24, 2009
Jorge Fernando editou esta semana o seu novo álbum "Vida". A primeira apresentação ao vivo será sexta-feira, no Parque Mayer.

O fado atravessa dias dourados, já o sabemos: novas vozes, novos poetas, novos compositores e até novas maneiras de o entender. Mas o que fica do tempo  - o que mais importa - é o milagre desta música e destas palavras se poderem colar a isso que chamamos de alma,  de forma linda e irreversível.

É isso que o trio de Jorge Fernando traz. A começar pelos nomes. Primeiro, Jorge Fernando, músico, compositor, poeta, cantor. Um dos homens mais cantados na actual música portuguesa. Seja através da nova geração de estrelas - Mariza, Ana Moura, Filipa Cardoso - seja no testemunho que as lendas do fado nos deixaram: Fernando Maurício, o rei do fado, foi o seu mentor e intéprete de grandes temas. Amália teve-o como viola de fado durante 20 anos e como autor de alguns fados que a diva cantou.

Mas agora é a altura de Jorge Fernando falar em nome próprio. E a acompanhá-lo estão dois amigos e cúmplices, que representam bem a herança e a mudança que faz o fado viver. Custódio Castelo é um dos melhores executantes de guitarra portuguesa da actualidade. A isso alia um talento enorme como compositor.

A sua forma de tocar e os seus arranjos - que por vezes evocam a música erudita - é original e já começa a fazer escola. Além de vários projectos próprios (como o recente Encores Fado, com Margarida Guerreiro), Custódio Castelo foi o responsável musical pela afirmação de Cristina Branco, com quem trabalhou muito tempo.

É dos instrumentistas e compositores mais solicitados internacionalmente. Fábia Rebordão é o novo que vem de trás. A sua extraordinária voz deu-se a conhecer no programa televisivo Operação Triunfo, onde chegou a finalista. Palmilhou territórios musicais aparentemente distantes, como os blues ou o gospel. Mas foi no fado que se encontrou, desde há dois anos para cá. Quem a ouvir, no entanto, perceberá que o fado nasceu com ela.

É este trio que vai oferecer a riqueza da música e palavras, fados de raiva e de amor que inquietam a alma e nos fazem agradecer.


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.