Amália celebrada pelo mundo
Archive - Outubro 04, 2009
Amália Rodrigues conquistou uma dimensão mundial. O seu talento é
reconhecido em qualquer parte do mundo. E é um pouco por todo o mundo
que Amália é celebrada no décimo aniversário da sua morte.França
O nome de Amália Rodrigues vai passar a estar ligado á cidade parisiense. O Conselho de Paris decidiu no dia 30 de Setembro, aprovar a proposta de Hermano Sanches Ruivo, autarca luso-descendente, conselheiro e vice-presidente da Comissão Cultura e Relações Internacionais, e dar o nome da Diva do Fado a um jardim situado no Boulevard d’Algérie.
A homenagem à fadista portuguesa acontece no ano em que se passam dez anos da sua morte. O «Promenade Amália Rodrigues» nas imediações da Avenue de la Porte du Pré Saint Gervais, próximo do Santuário Nossa Senhora de Fátima, lugar de culto da comunidade portuguesa.
“Este voto, simbólico e histórico para os amantes do Fado e os admiradores da Amália, também constitui uma homenagem aos portugueses de Paris e de França”, sublinha Hermano Sanchez Ruivo.
A inauguração da «Promenade Amália Rodrigues» vai realizar-se no âmbito de uma homenagem oficial a ter lugar no edifício da Câmara Municipal de Paris.
Brasil
Os dez anos da morte de Amália Rodrigues vão ser assinalados no próximo domingo, das 8 às 10 horas, pelo programa «Portugal Sem Passaporte», produzido pelo jornalista Graciano Coutinho.
“Será um desfile dos maiores sucessos musicais e homenagem à mais famosa artista de Portugal no mundo”, revela Graciano Coutinho, acrescentando que o programa vai divulgar ainda depoimentos “de gente famosa”.
“O
programa mostrará homenagens a Amalia, prestadas por muita gente, como
Mourão Ferreira, Vinicius, Roberto Leal, Alexandra, Adélia Pedrosa,
Euclides Cavaco entre outros famosos”, destacou ainda.
Itália
Na terça-feira dia 6 de Outubro, por iniciativa de um grupo de artistas, que em Roma se tornou um ponto de referência para quem quer ouvir o fado, o décimo aniversário da morte de Amália Rodrigues será comemorado com um concerto no auditório do Museu de Instrumentos Musicais, Piazza Santa Croce em Gerusalemme.
A noite musical será precedida por três breves palestras histórico-críticas de outros tantos oradores com cerca de 30 minutos. Serão ainda recordados alguns temas musicais do repertório de Amália.
Do leque de oradores farão parte Prof.a Renata Cusmai, Estudos Lusitanos da Università La Sapienza, Roma; Dr.. Francisco de Almeida Dias, docente de português na Univ. Roma Tre; Prof. Carlo Giacobbe, jornalista e historiador do fado na Univ. La Sapienza, Roma.
O evento terá o patrocínio do Ministério da Cultura, Museu de Instrumentos Musicais, Embaixada de Portugal em Roma, Instituto Português de Santo António, BMEventi e Fondazione Roberto Granata.
Related Articles
Add Comment