Rádio Amália já se faz ouvir
Archive - Outubro 09, 2009
A primeira rádio dedicada exclusivamente ao fado foi
lançada esta terça-feira em Lisboa, por ocasião dos 10 anos da morte
de Amália Rodrigues.
A nova rádio pode ser sintonizada na frequência 92.0 e promete tornar-se um ponto de encontro do fado-canção, vadio ou tradicional e de fadistas já consagrados. A emissora, porém, abre espaço para novos talentos ou simples ouvintes que quiserem passar pela experiência de cantar fado ao vivo, explicou à Agência Lusa, Luis Montez, que administra a estação.
Uma das características da rádio é a participação ao vivo de fadistas na programação.
Todas as tardes, entre 17h e 20h, entra no ar o programa "Casa de Fados", que será um espaço de divulgação de artistas consagrados já com discos lançados.
À noite começa o "Amigos do Fado", com música de fadistas já conhecidos, mas também com a divulgação do que há de novo nas casas que tocam o gênero musical.
Este programa, comandado pelo especialista em fado Virgílio Pereira, tem a particularidade de, às quartas-feiras, ser dedicado ao fado vadio e permitir que "qualquer pessoa possa ir cantar fado ao vivo", acompanhada dos guitarristas disponibilizados pela rádio.
"Dos que forem bons, gravamos alguns momentos e passamos ao longo do dia", acrescentou Luis Montez.
A partir de Janeiro, o administrador pretende começar a fazer transmissões ao vivo em casas de fado.
Com o objectivo de apoiar novos fadistas, a rádio aposta numa mistura de nomes fortes, como o de Amália, Carlos do Carmo, Mariza, Camané ou Ana Moura, ourevelações no género musical, como no caso de Ricardo Ribeiro ou Carminho.
Segundo Montez, a ideia de fazer esta rádio surgiu da observação de um fenómeno registado numa emissora do Porto que tem um programa de fado na hora de almoço que é líder de audiência no horário há seis anos consecutivos.
"Comecei a ver que havia uma apetência grande e que não existia nada assim, ainda por cima em Lisboa, a capital do fado", explicou o administrador da rádio, que lembrou ainda o sucesso das rádios de música country nos Estados Unidos e de samba no Brasil.
A rádio Amália, que pertence ao grupo Luso Canal - que detém a concessão das emissoras Capital, Marginal, Radar e Oxigénio -, conta com um total de 12 profissionais, entre eles jornalistas que entram no ar com noticiários de hora a hora ao longo do dia e de meia em meia hora entre 7h e 10h e entre 17h e 20h.
A rádio Amália entrou no ar a partir de terça e com transmissão para todo o mundo através do site www.amalia.fm.
Lusa
Related Articles
Add Comment