EnglishPortuguês

José Pracana

Músicos - Actualizado em Março 07, 2019
José Pracana é um dos conceituados guitarristas portugueses. Natural de Ponta Delgada, S. Miguel, Açores, onde nasceu em 1946.

Grande admirador e estudioso do Fado, das suas origens e de famosos guitarristas (violistas), que são grandes referências e verdadeiros ícones da Guitarra Portuguesa, nomeadamente Armandinho, Jaime Santos, Artur Paredes e muitos outros.

José Pracana iniciou a sua carreira artística depois de fixar residência em Lisboa, em 1964, como "fadista amador". Sempre fez questão de manter este estatuto.
Na televisão actuou já em programas como "Zip-Zip" (1969), "Curto-Circuito" (1970), "Um, Dois, Três" (1985), "Noites de Gala" (1987), "Piano Bar" (1988),"Regresso ao Passado" (1991) e "Parabéns" (1994), entre outros.

Como amante do Fado, José Pracana editou os trabalhos discográficos "Primavera Perdida" e "A Lenda das Rosas". Como imitador, gravou um trabalho discográfico intitulado "A Ceia dos Intelectuais".

Contudo, é como guitarrista que se encontra representado em muitos discos acompanhando fadistas como Orlando Duarte, Alfredo Marceneiro (de quem era amigo pessoal), João Braga, Nuno de Aguiar, João Ferreira-Rosa, etc. Tem uma participação especial no grupo de cantares "Belaurora", das Capelas, S. Miguel.
Ao longo da sua carreira de guitarrista actua em vários locais de Portugal (Açores e da Madeira), mas também Angola, Macau, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Hungria, Israel, Tailândia, Zaire, África do Sul, Brasil, Venezuela, Argentina, EUA, Canadá, Japão, enfim um digno diplomata da Guitarra Portuguesa.

José Pracana tem vindo a dedicar-se também à investigação, organizando para a editora EMI/Valentim de Carvalho e assessorando em Londres nos famosos estúdios da "Abbey Road" a remasterização digital de exemplares em 78 rpm e 45 rpm para a edição "Biografias do Fado" (1994/97/98) e "Biografia da Guitarra" (2005).

Colaborou igualmente na edição de "Um Século de Fado" (EDICLUBE -1999) e participou no "I Colóquio Internacional do Fado"realizado em Lisboa (2001), além de ter proferido a palestra "O Fado em Lisboa e a Guitarra Portuguesa" na Sociedade de Geografia de Lisboa (2002).

A mais recente participação artística culmina com a sua actuação como guitarrista no "Japão / Expo AICHI 2005" e com a conquista do "Prémio Fado Amador" que lhe foi atribuído pela Fundação Amália Rodrigues.

A partir de 2007 realizou no Museu do Fado um ciclo consagrado às memórias do Fado e da Guitarra Portuguesa onde presta homenagem ao tributo artístico de Armando Augusto Freire, Alfredo Marceneiro, José António Sabrosa e Carlos Ramos. Foi co-autor do programa da RTP “Trovas Antigas, Saudade Louca”.

José Pracana faleceu no dia 26 de Dezembro de 2016 aos 70 anos, vitima de doença prolongada.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 luiz dias 2010-10-16 17:08 José Pracana - o homem que faz a sua guitarra falar … Citação
#2 joaosousa 2011-11-16 01:05 Jose Pracana deixas meu coracao com emocoes porque eu adoro a musica portuguesa incluindo o fado e voz tambem… aprecio muito todas as variacoes de guitarra ou guitarras que se chamam portuguesas. Citação
#3 Marcílio Sebastião 2012-12-17 13:09 Quem me dera que um dia pude-sse ouvir o José Pracana ao vivo e dar-lhe um abraço, pois foi o fadista que sempre me surpreêndeu, quer pela sua voz, ou pelo seu brio ao dedilhar a guitarra Portuguesa, e até em tempos que já lá vão me recorda vê-lo na RTP a imitar o Tio Alfredo e outros, pois foi um Tri-Artista que merece a minha grande admiração e respeio. M.S. Citação
#4 Alberto Saraiva 2014-09-04 22:56 Desde miúdo que gosto de fado e guitarras. Cumpre-me pois referir aqui o José Pracana como excelente guitarrista, uma voz bem fadista que dá gosto ouvir. Um homem que muito tem feito Pelo Fado, inclusivamente consta que foi ele que descobriu no Valentim de Carvalho , e mandou restaurar, a festa de homenagem ao Alfredo Marceneiro no S. Luís em Maio de 1963, recheada dos melhores fadistas da época. Parabéns por todo o reu trabalho em prol do nosso Fado.
Um grande abraço
Alberto Oliveira Gonçalves Saraiva
Citação
#5 ana Silva Carvalho 2016-12-31 14:17 Um artista completo que segui enquanto residiu em Lisboa e nos programas da RTP. Citação
Voe mais alto com o Directório do Fado!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.