Teresa Tapadas - Meu grão de paraiso
Discos - Janeiro 24, 2010
Teresa Tapadas faz parte da nova geração de fadista que têm feito
reviver o Fado, assente nas raízes da tradição da música portuguesa.
As interpretações de Teresa Tapadas incluem elementos de inovação, dando assim um novo brilho aos sentimentos de grandes poetas portugueses, cujas palavras se transformam em música com o Fado.
Teresa Tapadas iniciou-se na música integrando um grupo de cantares folclóricos da sua região, tendo sido mais tarde confirmada a sua veia fadista, tornando-se assídua em Academia Portuguesa da Guitarra e do Fado.
No ano 2000, após actuações em diversos países e um crescente reconhecimento, recebe o prémio “Voz Revelação do Fado” da Casa de Imprensa e do Jornal de Notícias.
Desde então, tem participado em vários projectos e diferentes edições discográficas, com nomes como Dulce Pontes, Maria Vidal (Projecto Ibérico La Copla y el Fado), EntreVozes e actualmente o Grupo Quatro Cantos, ao lado de Maria Armanda, António Pinto Basto e José da Câmara, com os quais tem dois CD e um DVD editados.
Em 2005, Teresa Tapadas editou o seu 1º álbum a solo “Meu Grão de Paraíso”, com o qual vem demonstrando a maturidade da sua voz na interpretação dos grandes clássicos do Fado e impregnando a sua personalidade nos temas por ela compostos.