EnglishPortuguês

Alma Lusitana - Vários

Discos - Fevereiro 11, 2010
FNAC / 2010
'Alma Lusitana' é o título desta colecção com seis colectâneas, que tanto abarcam nomes que ficaram na história como novos valores que emergem actualmente do panorama musical português.

O fado é cada vez mais uma aposta, daí o aparecimento constante de novos valores, mas também de artistas que utilizam o fado para novas explorações musicais. Tendo em conta o peso e a importância desta música, foi recentemente editada a colecção Alma Lusitana.

Ao todo são seis discos que fazem parte desta colecção da Fnac, editada pela iPlay. Não estão organizados cronologicamente, mas sim por temáticas, que tanto abarcam "outros caminhos" como "os fadistas do milénio" ou a "guitarra portuguesa".

Cada disco contém 12 temas que juntos fazem uma síntese do que já se fez, dando assim  possibilidade às pessoas de descobrirem depois individualmente alguns dos nomes presentes .

Curiosamente, o primeiro número desta colecção intitula-se Outros Caminhos e é dedicado às explorações feitas a partir do fado, numa intenção clara de abrir também portas para outros estilos, daí que o primeiro número seja aquele que se situa no fim do caminho exploratório do fado. No alinhamento desta colectânea podem ouvir-se temas de artistas tão diversos como Sam the Kid, M-Pex, A Naifa, João Pedro Coimbra ou Cool Hipnoise.

Esta colectânea mostra facetas de alguns artistas que nos seus discos não ficam tão acessíveis, para serem descobertas pelo público, e através desta compilação essa descoberta torna-se mais fácil. É por isso que o terceiro número da colecção, intitulado Os Fadistas do Milénio, dedicado a novos valores masculinos, tenha a abrir a Marcha do Bairro Alto, interpretada por Camané, e a fechar o tema São Tão Lindos os Teus Olhos, por Mário Moita, sendo este um fado em que só se ouve piano. Quanto a este último tema, é ilustrativo de uma época em que o fado subiu à aristocracia, sendo que essa é uma faceta que não é assim tão conhecida. E, claro, estão presentes também nomes como Amália Rodrigues ou Carlos do Carmo, são nomes incontornáveis que ficaram na história.



Artigos Relacionados


Comentários
#1 jonas 2010-02-11 17:20 Tive a oportunidade de ouvir o primeiro disco desta série "Outros Caminhos" e apesar de não me parecer indicador de rumos concretos a percorrer, não deixou de me surpreender o tema Cansaço da dupla Bullet/Liana, isto sim é uma roupagem nova e refinada de muito bom gosto e recorte artistico de um tema de fado. Sem comparação possível à poluição sonora brejeira e facilitista de um tal denominado grupo que por aí anda, chamado Amália Hoje… Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.