EnglishPortuguês

Porta do Coração - o novo trabalho de Ricardo ribeiro

Arquivo - Março 16, 2010
Mais do que um talento da nova geração de fadistas, Ricardo Ribeiro é uma das grandes vozes do nosso tempo. Em Setembro de 2008, a  revista britânica Songlines descrevia-o como “The rising star of Lisbon Fado”.

“Porta do Coração” é o título do aguardado novo disco de Ricardo Ribeiro, com edição agendada para o próximo dia 19 de Abril. Ao todo são 15 os fados que compõem este disco. Sobre o disco, adianta o próprio: “Neste trabalho discográfico optei por escolher fados tradicionais que canto no meu dia-a-dia, pois foi a cantá-los – e a ouvir os mestres antigos – que aprendi as acentuações tónicas, a divisão gramatical e as fronteiras entre o estilo e o improviso determinantes na qualidade dum fado.”

 

Mais: “Neste disco há decassílabos, alexandrinos, sextilhas, quadras simples e glosadas, quintilhas etc. de poetas populares de que eu muito gosto e que muitas vezes vão ficando esquecidos; poetas que tanto deram e que ainda tanto têm para dizer e dar através da sua obra ao fado, ao povo e aos fadistas… Um tema do meu amigo Fernando Girão que não é um fado, mas a letra é para mim o “fado” dos dias de hoje. Inclui também uma bonita balada de Álvaro Duarte Simões. Todos os temas deste disco têm sempre uma mensagem para todos e para ninguém. É também a minha humilde homenagem a tão invulgar e maravilhosa gente (fadistas que cantam e que não cantam, guitarristas, poetas) que amou(a) o fado, uns que conheci e ouvi cantar, outros que apenas conheço a sua obra.”

 

Produzido por Ricardo Ribeiro, Pedro de Castro e Jaime Santos, “Porta do Coração” foi gravado no Lisboa Studios por Luís Delgado (o qual assumiu ainda os créditos da mistura e da masterização) e nos Estúdios Pé de Vento por Fernando Nunes. A acompanhar Ricardo Ribeiro estiveram na guitarra portuguesa Pedro Castro (excepto nos temas “Barro Divino” e “Aqui na Verde Varanda”) e José Luís Nobre Costa em “Fama de Alfama (Bairro Afamado)”; na viola, Jaime Santos (excepto no tema “Aqui na Verde Varanda”); e na viola baixo o Prof. Joel Pina (excepto no tema “Barro Divino”).


Artigos Relacionados


Comentários
#1 joana cruz 2010-03-20 21:08 Isto sim é o verdadeiro FADO! o fado da alma, do coração , da pele, da voz, do sentimento…para mim quando falo de fado,o Ricardo está automaticamente presente! ele sabe que para mim , sem querer ferir susceptabilidad es, é A VERDADEIRA ESSÊNCIA FADISTA! Citação
#2 ACDF 2010-03-23 13:38 Citando joana cruz:
Isto sim é o verdadeiro FADO! o fado da alma, do coração , da pele, da voz, do sentimento…para mim quando falo de fado,o Ricardo está automaticamente presente! ele sabe que para mim , sem querer ferir susceptabilidad es, é A VERDADEIRA ESSÊNCIA FADISTA!
:-) Subscrevo na integra o que esta senhora diz.O Ricardo é verdadeiramente um Senhor no Fado, e tem ainda sensibilidade e humildade quanto baste. Acho que a màxima : Eu sei que nada sei- lhe acenta muito bem.Tem uma cultura geral pouco comum aos nossos jovens, e o que faz, faz bem e com os pés assentes na terra!Todos os amantes de Fado devem ter muito orgulho neste menino.MuitoObrigada por seres quem és e como és. Vais voar alto meu caro, e é esse o nosso desejo. Sacha Guitry disse: Aqueles que falam mal de mim, se soubessem o que eu penso deles… muito pior falariam!(e mai nada)
Abraços fadistas aqui da Helvétia para ti e todos os que te acompanham nesta nova aventura. Mariana e Màrio Correia
Citação
#3 Luis Manuel Carvalhas 2010-04-02 12:01 É um previlégio conhecer o Ricardo…
Tudo o que se possa dizer acerca da sua pessoa, como Homem e como Fadista, fica muito aquém do pensamento…
Participei com ele em algumas sessões fadistas e desde logo se notava a sua tendência, vocação e talento…
" O FADO É VIDA "…e ao ouvi-lo somos "transportados e vivemos" o que ele interpreta.
Ricardo, desejo-te toda a sorte do Mundo, e como disse no início…é um previlégio conhecer-te…
Grande abraço.
Luís Manuel Carvalhas
Citação
#4 Plim 2011-02-20 06:03 Na minha opinião o Ricardo é sem dúvida no fado ou em outro estilo uma voz soberda, com um timbre fascinante e de vigor e robustez que me deixa fascinado…
Plim
Citação
#5 Andrew Hil 2011-02-25 22:25 A work of God
Thank You
Citação
#6 Fadistinha 2011-02-28 19:32 Na proxima sexta-feira dia 4 de Março Rabih Abou Khalil,Ricardo Ribeiro,Jarrod Cagwin,Luciano Biondini,Michel Godard, no canal Mezzo as 17h20. Amanhã dia 1 da as 09h da manhã… È só escolher o dia e a hora para ver. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.