Ao fado tudo de canta? - Daniel Gouveia
Books - Maio 19, 2010
"Ao fado tudo se canta?" é o resultado de 5 anos de trabalho, resumindo 40 anos de reflexões,
conversas e investigações sobre o tema. O livro é ilustrado e inclui 3 CD's com 190 exemplos musicais.
A tertúlia fadística, de café, de bairro, de colectividade, onde se ouvia, discutia, criava, - numa palavra, se vivia - o Fado, quase desapareceu. Sobrevive, ainda, em formas particulares e privadas, num ou noutro grupo de amigos, numa ou noutra associação ligada ao Fado; porém, mais para o ouvir do que para sobre ele reflectir, partilhar descobertas e investigações. São essas raras oportunidades que, ainda hoje, áão lugar a que o Fado seja debatido, mas nada fique registado.
Após muitos anos dedicados a tentar entendê-lo, procurando locais e ambientes em que esse entendimento pudesse progredir, convivendo com pessoas interessantes e interessadas no mesmo objectivo, decidi registar aquelas reflexões e conversas que, por variadas e dispersas, certamente se perderiam.
Assim surgiu este livro, também ele disperso, pois mais não pretende do que fixar contributos, próprios e alheios, para a confessada finalidade.
Separar as reflexões das conversas seria difícil, pois umas derivam das outras, alimentando-se reciprocamente. Perdoe, pois, o leitor se alguma profundidade surgir misturada com alguma leveza, se alguma teoria lhe pareceer excessiva em relação à lhaneza de alguns desabafos.
Na verdade, era isso que acontecia nas tertúlias, conforme os momentos, as pessoas presentes, as reacções nelas provocadas por quem cantava e tocava. Em tertúlia acabou por ser feito este trabalho, tantos foram os amigos que, ao longo de cinco anos, contribuíram com esclarecimentos, gravações, imagens e, sobretudo, pesquisas tantas vezes trabalhosas.
À minha volta senti a solidariedade dos investigadores deste tema, essa quase irmandade que rebusca arquivos, ouve velhos discos, traz à luz relíquias, compara factos e biografias, compartilhando o que sabe sem protagonismos, sem reservas nem outro interesse senão o da ampliação dos conhecimentos sobre o Fado e a sua dignificação.
É propósito agradecer-lhes, ficando em dívida pela partilha de tanto labor. Os seus nomes estão espalhados ao longo do texto e das notas de rodapé. Entenda-se, sempre que aí surjam, levarem implícito o meu reconhecimento pela generosidade, amizade e desinteressado espírito de colaboração.
Pretende-se que esta tertúlia escrita chegue ao leitor. Escrita e ouvida. Com este livro são oferecidos três discos compactos, contendo 190 exemplos sonoros do que, ao longo do texto, se vai explanando.
Após muitos anos dedicados a tentar entendê-lo, procurando locais e ambientes em que esse entendimento pudesse progredir, convivendo com pessoas interessantes e interessadas no mesmo objectivo, decidi registar aquelas reflexões e conversas que, por variadas e dispersas, certamente se perderiam.
Assim surgiu este livro, também ele disperso, pois mais não pretende do que fixar contributos, próprios e alheios, para a confessada finalidade.
Separar as reflexões das conversas seria difícil, pois umas derivam das outras, alimentando-se reciprocamente. Perdoe, pois, o leitor se alguma profundidade surgir misturada com alguma leveza, se alguma teoria lhe pareceer excessiva em relação à lhaneza de alguns desabafos.
Na verdade, era isso que acontecia nas tertúlias, conforme os momentos, as pessoas presentes, as reacções nelas provocadas por quem cantava e tocava. Em tertúlia acabou por ser feito este trabalho, tantos foram os amigos que, ao longo de cinco anos, contribuíram com esclarecimentos, gravações, imagens e, sobretudo, pesquisas tantas vezes trabalhosas.
À minha volta senti a solidariedade dos investigadores deste tema, essa quase irmandade que rebusca arquivos, ouve velhos discos, traz à luz relíquias, compara factos e biografias, compartilhando o que sabe sem protagonismos, sem reservas nem outro interesse senão o da ampliação dos conhecimentos sobre o Fado e a sua dignificação.
É propósito agradecer-lhes, ficando em dívida pela partilha de tanto labor. Os seus nomes estão espalhados ao longo do texto e das notas de rodapé. Entenda-se, sempre que aí surjam, levarem implícito o meu reconhecimento pela generosidade, amizade e desinteressado espírito de colaboração.
Pretende-se que esta tertúlia escrita chegue ao leitor. Escrita e ouvida. Com este livro são oferecidos três discos compactos, contendo 190 exemplos sonoros do que, ao longo do texto, se vai explanando.
Daniel Gouveia
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