EnglishPortuguês

"Amália Hoje" editam DVD e CD com concerto no Coliseu de Lisboa

Archive - Maio 27, 2010
Os Amália Hoje, um grupo que reinventou os fados de Amália numa versão pop, acabam de editar o DVD com o concerto dado em Outubro no Coliseu de Lisboa.

"Amália Hoje ao vivo no Coliseu dos Recreios" recupera o espetáculo esgotado que os Amália Hoje apresentaram em 2009 naquela sala, com a presença de um coro feminino e da Orquestra Sinfónica da República Checa.

O registo DVD, que inclui um CD ao vivo, apresenta as versões pop que os Amália Hoje fizeram de fados imortalizados por Amália Rodrigues como "Gaivota", "Foi Deus", "Fado Português", "Nome de rua", "Grito" e "Formiga Bossa Nova".

A estes acrescenta-se no DVD os temas "Com que voz", "Rasga o passado" e "Soledad".

Para Nuno Gonçalves, a edição do DVD é o encerrar de um ciclo iniciado há um ano, quando foi apresentado o projeto Amália Hoje.

"A edição do DVD não foi programada, mas põe um ponto final no projeto", disse.

Em 2009, Nuno Gonçalves e Sónia Tavares, dos Gift, Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça apresentavam os Amália Hoje, um grupo que pretendia sobressair o lado pop da diva do fado.

Musicalmente, não há praticamente nada que ligue as canções dos Amália Hoje aos fados que ficaram conhecidos na voz de Amália Rodrigues, mas isso não invalidou o sucesso que o grupo teve junto do público.

"Ultrapassou-nos completamente. O objetivo era que as novas gerações voltassem a Amália Rodrigues e fomos surpreendidos, porque isto virou quase um fenómeno", admitiu Nuno Gonçalves.

O álbum "Amália Hoje" foi o mais vendido em Portugal em 2009, esteve mais de quarenta semanas no top de vendas e superou as três platinas (60 mil unidades).

Apesar do grupo ter dito que iria dar poucos concertos o que é certo é que a lista de atuações foi aumentando e irá estender-se até ao final de agosto.

Depois disso, Nuno Gonçalves garante que será difícil voltar a juntar todos os elementos para um calendário apertado de atuações, porque os Gift e os Moonspell e Paulo Praça preparam novos discos.

Dos próximos concertos destacam-se a ida à exposição universal de Xangai, na China, para atuarem a 06 de junho no "Dia de Portugal", e o concerto no dia 11 desse mês em Toronto.
Lusa


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.