EnglishPortuguês

Candidatura do fado a património da Humanidade aprovada por toda a Assembleia Municipal

Arquivo - Junho 02, 2010
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje por unanimidade a candidatura do fado a património imaterial da Humanidade, que será entregue pelo município à comissão nacional da UNESCO até agosto.

Os fadistas Carlos do Carmo e João Braga sentaram-se hoje lado a lado na galeria pública da Assembleia Municipal de Lisboa, em apoio à candidatura do fado a património imaterial da Humanidade, apresentada neste órgão autárquico.

Os dois fadistas divergiram no passado quanto à oportunidade e interesse da candidatura, mas hoje falam a uma só voz.

“Esta candidatura é importante para todos nós e para o fado muito particularmente”, disse João Braga.

O fadista explicou a sua nova posição: “Deixei de ser crítico da candidatura pois esta apresenta-se agora em novos moldes mais corretos, e duvido muito que não seja votada por unanimidade na UNESCO”.

Além de Carlos do Carmo e João Braga, os fadistas convidados pela presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Simonetta Luz Afonso, não compareceram em grande número. Carlos do Carmo, porta-voz da candidatura, considera que tal se deve ao facto de a apresentação ter decorrido demasiado cedo para quem trabalha pela noite dentro.

Mesmo assim, estiveram presentes António Chaínho, Duarte, Maria Armanda, Rodrigo, Miguel Capucho, Cuca Roseta, Anita Guerreiro, Nuno Aguiar e Julieta Estrela.

A proposta de candidatura subscrita pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e pelos vereadores Pedro Santana Lopes (PSD), Ruben de Carvalho (PCP) e António Manuel Monteiro (CDS/PP) tem merecido os aplausos dos diferentes deputados municipais que, em intervenções sucessivas, têm sublinhado a importância da preservação de uma memória da cidade e do país.

Se a proposta de candidatura for votada favoravelmente pela AM, como tudo aponta a julgar pelas declarações dos diferentes partidos políticos, o passo seguinte será a apresentação da mesma à UNESCO até 31 de agosto.

Antes do debate na assembleia Municipal, os comissários científicos da candidatura - o musicólogo Rui Vieira Nery e a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira - apresentaram o projeto.

Nery aproveitou a ocasião para “esclarecer alguns mal entendidos”, e explicou que, pela Convenção da UNESCO de 2003, as candidaturas a património imaterial da humanidade não têm de ser de expressões em risco de extinção.
Lusa


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Antonio,California/USA 2010-06-02 23:12 A "censura" do Portal do Fado, e mais apertada do que a do tempo do fascismo… Citação
#2 Carlos Macedo 2010-06-03 15:28 Em primeiro lugar,mais uma vez não fui informado de nada.
Embora já esteja habituado e não entendo o porquê .
Sou Fadista e Guitarrista há mais de 40 anos só no FADO .
Mas fazem questão de ignorar a minha existência .
Eu sei que faço parte da história do Fado e tenho dado provas disso tanto a cantar como a tocar inclusivé autor e compositor.
Se acham que isto não chega ? então cada vez entendo menos .
Vou continuar a cantar os meus Fados nem que seja para os meus amigos .
Gostaria de dizer muito mais coisas,mas gosto de as dizer cara a cara .
Desejo-lhes a todos muita saúde .
Carlos Macedo .
Citação
#3 jonas 2010-06-03 16:10 Carlos Macedo,
a gamela é pequena e não dá pra todos!
Citação
#4 Antonio,California/USA 2010-06-03 18:02 Caros: Carlos Macedo e "Jonas". Sou um "alfacinha de gema", nasci na Mouraria ha quase 73 anos. Ainda me lembro de meu pai, acompanhar a viola o SAUDOSO FERNANDO MAURICIO, nao so nos "Marialvas de Sao Cristovao", como tambem em outras "capelas" e "catedrais do Fado". Sei portanto o que e esta cantiga, a que muitos teimam em chamar "cancao". So nao consigo compreender, como e que depois de considerada "cancao fascista", apos o 25 de Abril de 1974, a UNESCO a vai promover a "patrimonio imaterial da Humanidade". Penso que primeiro terao de retirar o "rotulo", que tao injustamente lhe colocaram. Quanto ao Senhor Carlos Macedo, continuo a ser seu ouvinte e admirador. Carlos Macedo e ainda, e felizmente, um dos poucos que CANTA FADO, E TOCA!!! Para "jonas"; nao podia estar mais de acordo. Mas, "QUE SE SEPARE O TRIGO DO JOIO" Saudacoes Fadistas para ambos. (Deculpem a falta de acentos mas nos EUA nao os ha, no teclado) Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.