EnglishPortuguês

Carlos Zel - Quartas de Fado

Discos - Junho 15, 2010
Sony Music / 2010
Há nomes que passam pelo Fado e há outros que nele ficam, que o vivificam e engrandecem, como se a raiz desse cantar de um povo na sua voz se entroncasse, para dela renascer e ganhar novos desígnios.

Carlos Zel foi um desses raros Homens: nasceu a respirar o Fado, viveu para o cantar, partiu como se ele fosse o seu destino.

Conheci-o através do Júlio César. E a ele devo a iniciativa, que entusiasticamente partilhei, “de fazer o Fado regressar à Linha”, nesse memorável ciclo que, em cúmplice anseio, baptizámos de “Quartas-Feiras do Fado”, no Casino Estoril.

Não me surpreendeu o êxito, pois, esse, só dependia do Carlos Zel e dos nomes que, com criterioso afã, ele se encarregava de reunir, qual tertúlia semanal, partilhada entre público e fadistas. E, para quem, como eu, com ele de perto convivia, sempre existia o Fadista, mas acontecia o Amigo.

Partiu, deixando-nos mais pobres; de fado e, também, de afectos. Mais ricos, porém, de memórias resgatadas nessa homenagem, que em cada ano devotadamente cumprimos, dedicando-lhe a “Grande Gala do Fado – Carlos Zel”, nesta Casa que foi sua. Sei que, nessas Galas, ele sempre nos acompanha: ouço-o na voz de cada fadista, sinto-o presente na saudade da sua ausência.

Que este CD, gravado nas memoráveis sessões das suas “Quartas-Feiras do Fado”, nos inspire no destino de jamais o poder esquecer.

Porque o Fado não se esquece. E Carlos Zel era o Fado.
Mário Assis Ferreira


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.