EnglishPortuguês

Candidatura do Fado à UNESCO acolhida com estusiasmo na AR

Arquivo - Junho 19, 2010
A candidatura do fado à UNESCO, que a Câmara de Lisboa quer apresentar formalmente em julho, recebeu um “acolhimento entusiasta” por parte do presidente da AR, Jaime Gama, e outros representantes parlamentares.

Uma delegação liderada pelo presidente da autarquia, António Costa, esteve ontem no Palácio de Belém para dar a conhecer o historial e os pormenores do processo a Jaime Gama e deputados dos vários grupos parlamentares e de algumas comissões permanentes.

Questionado sobre o destino que a candidatura terá no Parlamento, António Costa referiu que essa decisão cabe à Assembleia da República, mas mostrou-se satisfeito por o encontro ter decorrido “dentro das expetativas”.

“Houve um acolhimento entusiasta, naturalmente que a Assembleia vai expressar o apoio a esta candidatura, que tem expressão nacional”, disse à Lusa.

Além do autarca, integraram a comitiva a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Simonetta Luz Afonso, a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, os vereadores Ruben de Carvalho (CDU) e António Carlos Monteiro (CDS), o professor Rui Vieira Nery, o fadista Camané, o presidente da empresa municipal Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Miguel Honrado, e a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira

A câmara previa entregar a candidatura do fado a património cultural imaterial da Humanidade junto da comissão nacional Unesco até 31 de agosto, mas António Costa acredita que haverá condições para ser entregue já no próximo mês. Seguir-se-á um processo longo, que “não durará menos de um ano”.

Ainda este mês, a autarquia vai ser recebida pelo Presidente da República, a quem pediu o alto patrocínio para a iniciativa, que já foi dada a conhecer ao primeiro ministro, José Sócrates.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Antonio, California/USA 2010-06-22 01:12 Obrigado Dr. Jaime Gama e ilustrissimos deputados do PCP: AGORA O FADO JA NAO E "CANCAO FASCISTA"… Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.