EnglishPortuguês

Filipe Pinto

Fadistas - Actualizado em Agosto 20, 2010
Era conhecido por Marialva do Fado e a ele se atribui a célebre expressão "Silêncio, que se vai cantar o Fado!".

Não há forma de garantir que lhe pertença efectivamente a autoria, contudo a sua plausibilidade deve-se claramente à presença de Pinto como uma figura tutelar do meio fadista durante os anos trinta, quarenta e cinquenta, não apenas como cantor e compositor mas também como director artístico, actividade que exerceu por exemplo no Solar da Alegria.

Nascido em Lisboa em 1905, foi com apenas 15 anos que Filipe Pinto começou a cantar o fado, como amador, apresentando-se em seguida em festas particulares que o ajudaram a ganhar experiência. O cuidado que colocava na sua indumentária valeu-lhe a designação "Marialva do Fado", embora Pinto mantivesse empregos diurnos que lhe permitiam sustentar a sua carreira.

Vencedor de vários concursos de fado, Filipe Pinto tornar-se-ia profissional no célebre Ferro de Engomar, um dos mais famosos restaurantes típicos da Lisboa bairrista da primeira metade do século XX e sítio onde muitos fadistas de bom nível lançaram as suas carreiras. Daí passaria para retiros como a Severa ou o Café Mondego.

Igualmente compositor de vários temas de êxito, contam-se contudo pelos dedos as suas gravações e a sua importância para o desenvolvimento do fado é devida sobretudo à sua actividade como figura tutelar. De facto, a sua opinião era muito respeitada no meio e a sua temporada como director artístico e gerente do Solar da Alegria - que o viu apadrinhar importantes nomes novos - veio consolidar a sua posição como incansável divulgador e descobridor de talentos fadistas. Faleceu em Lisboa em 1968.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Sérgio Ribeiro 2015-05-03 19:03 Conheci o Sr Filipe Pinto por volta de 1965. Pelas 7 da manhã, subia a Calçada Conde de Pombeiro e comprava na minha Padaria, o Pão que levava para casa, ali ao lado. Pessoa sempre rigorosamente vestido e muito educado, com um aprumo que só comparo ao Sr Carlos José Teixeira. Citação
Rentabilize o seu negócio!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.