EnglishPortuguês

"Tantas Lisboas" - novo disco de Marco Rodrigues, chega hoje às lojas

Arquivo - Setembro 13, 2010
Até aos quinze anos, Marco Rodrigues - que vivia em Arcos de Valdevez - apenas sabia que existia um género musical chamado fado e que a sua maior diva era Amália Rodrigues.

br /> Mas, quando vem para Lisboa com a mãe, o fado entrou-lhe pela vida dentro sem pedir licença. Agora, passados pouco mais de dez anos, e depois de "Fados da Tristeza Alegre" (2006), o fadista Marco Rodrigues prepara-se para editar o seu segundo álbum, "Tantas Lisboas", através da Universal Music Portugal e com edição prevista para o próximo mês de Setembro. Um álbum que tem como convidados Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth e entre os compositores e letristas Tiago Machado, Boss AC, Tiago Torres da Silva e Inês Pedrosa.

"O meu novo álbum", diz Marco Rodrigues, "não tem só fado nem tem só instrumentos de fado. Eu canto fado, vivo do fado mas não estou (apenas) no fado". E "Tantas Lisboas" mostra um artista precocemente maduro e com ideias bastante bem definidas de qual a música que quer para si. "Eu queria muito fazer este disco com o Tiago Machado (Nota: compositor e pianista que está com um pé no fado e outro noutras músicas), que é o produtor do disco e é um grande músico, compositor e arranjador". "Canto fado há mais de dez anos mas também gosto da canção, a canção tal como entendida muitas vezes pelo Carlos do Carmo, o Paulo de Carvalho ou o Fernando Tordo; uma canção que pode manter uma matriz de fado mas ter uma abertura musical diferente".

Marco Rodrigues passou a sua infância e a sua adolescência sem ter contactos com o fado. Mas o destino - e neste caso o destino foi o facto de a mãe o ter incentivado a concorrer à Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa, que Marco venceu e, apesar dos seus tenros 16 anos na altura, já na categoria de Sénior - levou-o para o fado. Poucos meses depois, Marco Rodrigues estreou-se como profissional no Café Luso - onde ainda é fadista e violista residente para além de acumular estas funções com a de director artístico da casa. E, ao longo destes últimos dez anos actuou em palcos de Portugal, Espanha, França, Suíça e Inglaterra, a solo ou acompanhando nomes como Mariza, Carlos do Carmo ou Ana Moura


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Mj Brito 2010-09-13 15:24 Os parabéns de uma arcuense!Boa sorte Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.