EnglishPortuguês

João Vasco - Além Fado

Records - Outubro 08, 2010
Museu do Fado / 2010
"Alémfado" resulta da encomenda feita pelo pianista João Vasco e pelo Museu do Fado
a oito músicos do universo do Jazz e da música erudita/contemporânea.

O desafio proposto foi o de recriar, para piano solo, uma compilação de fados retirados do grande repertório deste género e duas obras para guitarra portuguesa de Carlos Paredes. Ao músico e compositor Mário Laginha propôs-­-se ainda a criação de um fado original. Na génese de "Alémfado" estão presentes os conceitos de metamorfose, de transversalidade, de inovação estilística e acima de tudo de redescoberta da essência artística de um estilo. Um agradecimento especial ao apoio total e exclusivo do Museu do Fado.

Professor da classe de piano no Conservatório Nacional, divide-­-se entre o ensino e os palcos. Actuou em Espanha (Valladolid, Badajoz), França (Rouen e Lyon) e Irlanda (Cork). Apresentou-­-se também, a solo ou em agrupamentos de câmara, em salas como CCB, Gulbenkian, Culturgest, Teatro D. Maria II ou Teatro Rivoli. Desenvolve um trabalho regular com cantores, tendo-­-se já apresentado neste âmbito no Festival Ibérico, Festival de Música de Guimarães, Festival de Almada, Festival Temps d´Images, Concertos à Conversa -­- CCB, Fundação Gulbenkian e em salas por todo o país.

Fundador do “Novo Círculo de Cultura Musical” e do projecto “O Guardador de Canções” (apresentado no CCB na edição 2010 dos Dias da Música), dedica especial atenção à música contemporânea portuguesa tendo estreado obras de João Madureira e Vasco Mendonça -­ Culturgest, Teatro Rivoli, Teatro S. Luiz, "OrquestraUtópica e convidados" - CCB, C C Lagos - FaroCNC.

Em 2011 apresentará também os trabalhos discográficos: “20Fingers, de Mozart a Chico Buarque”, com o pianista Eduardo Jordão e “Poème Inachevée”, da colectânea Musique Eternelle. É licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestre em Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa.


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.