EnglishPortuguês

Vasco Rafael

Fadistas - Actualizado em Setembro 03, 2020
Vasco Rafael Simões de Sá Nogueira, nasceu em Angola na província de Moçamedes.

Começou como cançonetista, tendo um início de carreira difícil, até que é convidado para um espectáculo publicitário que se realiza num dos cinemas de Luanda, chamado "Chá das Seis", onde começa a ser notado até atingir um assinalável êxito.

Vem para Portugal e sente as dificuldades de um novo início de carreira. Beatriz da Conceição apresenta-o a uns empresários no Porto e lá fica a actuar durante cerca de um ano, é no Porto que grava o seu primeiro disco.

Vem para Lisboa contratado para o elenco do “Painel do Fado”,  e de seguida é convidado por Sérgio de Azevedo para actuar no “Frou Frou”. Agradou ao empresário que logo o convida para a revista “Ó da Guarda”, onde obtém o seu maior êxito de sempre com o Fado “Roseira Botão de Gente” com letra de José Carlos Ary dos Santos e música de Paulo de Carvalho, gravado em 1981 para a Rádio Triunfo.
Faz ainda parte do elenco da revista “A Aldeia da Roupa Suja”, mas deixa as revistas porque acha que o prendem muito tempo no mesmo local. Tem algumas deslocações ao estrangeiro.

Já com poetas de relevo a escreverem para ele, dos quais se destacam Ary do Santos e Vasco de Lima Couto, grava mais uma série de EPs e LPs. É contratado para as Arcadas do Faia, onde se mantém até à sua morte prematura em 27 de Julho de 1998.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Manuela RAMOS 2013-03-27 15:34 Muito obrigada por recordar um fadista tão bom que para mim sempre será recordado, tenho muitas boas recordações do meu querido compadre , que para mim era como um irmão, ainda bem que alguém o recorda, porque já vi que a televisão nunca se lembra de o recordar. Um fadista como ele merecia ser recordado, porque ele tinha um coração de bondade. O meu compadre fez muitos espectáculos aqui onde vivo há muitos anos - CANADÁ. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.