EnglishPortuguês

Filipa Pais

Fadistas - Actualizado em Fevereiro 17, 2018
A voz aquática de Filipa Pais, transmite melhor que ninguém a luz de Lisboa e os cruzamentos culturais que acontecem na cidade de Ulisses.

No seu universo musical aposta numa sonoridade influenciada pela matriz tradicional mas que avança, também, sobre um ambiente mais contemporâneo que transita pelo fado, a morna, a música popular portuguesa e a do Brasil, país em que cantou em inúmeras ocasiões e em que colaborou com prestigiados representantes desta terra: João Bosco, Chico César ou mesmo, Maria Bethânia.

Com uma maturidade, experiência e sabedoria adquirida ao longo de muitos anos de vida artística enquanto bailarina, actriz (com O Bando), cantora e compositora, Filipa Pais tem-se dedicado principalmente à reinterpretação do cancioneiro tradicional português (a solo, com a Lua Extravagante ou nos projectos “Afinidades”, com a cantora galega Uxía, e “Músicos do Sul e Lua”, ao lado de Vitorino, Janita Salomé, Rão Kyao e Sérgio Godinho).

Sempre ecléctica, Filipa Pais também já visitou o fado (com António Chaínho) e deu voz a música de outros géneros como o jazz, a música erudita (com o compositor Michael Nyman), a música angolana do Duo Ouro Negro, no colectivo “Muxima”, ou a música brasileira (com João Bosco, Chico César e Maria Bethânia). Colaborou também com João Afonso, Zeca Medeiros, o pianista João Paulo Esteves da Silva, o marroquino Nour-Eddine, o angolano Filipe Mukenga e o cabo-verdiano Tito Paris, entre outros.

Filipa Pais é uma intérprete versátil que ganhou prestígio com uma coerência que não abandonou nunca, e que se baseia no seu selecto e escolhido repertório tanto ao nível de músicas, como de textos e também dos músicos que vestiram e arranjaram essas canções. Ela é admirada por muitos dos melhores músicos de Portugal que solicitaram a sua colaboração em numerosas ocasiões, resultado de uma grande cumplicidade e respeito pela cantora.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.