EnglishPortuguês

E todos cantaram para Fernanda Maria

Arquivo - Novembro 23, 2010
Fernanda Maria chamou a palco a grande obreira da noite que foi a Blú (a poetisa Maria de Lourdes Carvalho) que de forma primorosa organizou esta noite de fados.

Numa noite em que apenas destoou (e foi pena, pois cantou muito bem), Ana Moura.
A fadista que insiste em trajes que não a beneficiam, foi a única que não cantou um fado do repertório de Fernanda Maria, era esperado que cantasse “Não passes com ela à minha rua”, mas não, esse fado foi entoado por todos enquanto saíam saudando Fernanda Maria com beijos, abraços, e o carinho de amigos, colegas e admiradores.


Num elenco primoroso, sem dúvida, que o destaque vai para Filipa Cardoso, numa noite inspirada. Elegantemente vestida, Filipa interpretou com garra e alma os dois temas que escolheu, entre eles, o fado da “Mulher trocada”, arrancou os primeiros “ah fadista” da noite e foi amplamente aplaudida por um público que não a queria deixar sair do palco, segui-se-lhe Ricardo Ribeiro que faz jus ao gabarito que goza no meio fadista.

Da plateia Maria Armanda não parou de o incitar e gritar “Aí Ricardo”. Na realidade estiveram todos bem, talvez com a excepção de Cristina Navarro, menos inspirada. Ana Sofia Varela mostrou-se em grande forma, e Gonçalo Salgueiro – a quem cabia fechar por pleno direito fechar o espectáculo - “rasgou-se” em absoluto para interpretar “O Grito” de Amália Rodrigues ("Silêncio"), seguido de um Fado Corrido do repertório  da sua fadista de eleição. 


Com uma facilidade brutal, Gonçalo Salgueiro evidenciou emoção e brotou voz, entoando com grande dinamismo agudos e graves – tem-nos lindíssimos – mas prejudicando (opinião minha) uma plena interpretação. Poderia ter sido absoluto.
Apesar de lhe terem gritado “ah fadista” e “o menino é lindo” (e é!) não precisava de abrir a camisa de folhos e mostrar peito.
Para mim surpresa foi Luís de Matos (não o ilusionista), cantou muito bem, assim como Pedro Moutinho que se saiu muito bem na interpretação de “Saudade vai-te embora”.


Ana Maurício também se destacou pela voz e empenho colocado na interpretação, fadista a plenos pulmões. Aldina Duarte soube criar um excelente momento de fado, como sempe muito bem. Uma noite absoluta de fado em que todos os acompanhantes se mostraram à altura, principalmente o primeiro quarteto de músicos – Pedro Castro, Luís Nobre Costa, Jaime Santos Jr. e o incrível Joel Pina – assim como o trio que se lhe seguiu – José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença e Daniel Pinto -. Aplauso para apresentação de um grande senhor da comunicação, António Sala que nos fez pensar o quão importantes são os bons apresentadores, de escola feita, que sabem pisar um palco e não sendo enfadonhos percebem a elegância de certas ocasiões não sendo despropositados e, bem antes pelo contrário, muito oportunos. Esteve muito bem no apoio que deu à Fernanda Maria quando subiu a palco e a emoção lhe deteve o raciocínio, embargando-lhe a voz. Esteve aliás sempre muito bem. Parabéns!
Parabéns a toda a equipa, à Blú, ao Gonçalo e ao Carlos Cruz 2, absolutamente impecáveis!


Falando de presenças (vamos seguramente falhar nomes), estavam muitos artistas presentes, estávamos aliás na casa deles por assim dizer, o Teatro situa-se na Casa do Artista. Logo na primeira fila, claro está Fernanda Maria, absolutamente bem sentada do lado direito da plateia, o esquerdo de quem canta, acompanhada por familiares e a presidente da Casa do Artista, Manuela Maria, e também Linda Silva, e o jornalista Nuno Lopes.

Na plateia entre outros nomes, pudemos ver Maria da Fé, Maria Armanda, Natalina José, Florinda Maria, Julieta Reis, a cenógrafa e figurinista Helena Reis, e Ana Maria Mendes (da APAF).
Muitas flores, palavras amáveis e gentis de cada fadista que subiu a palco, uma Fernanda Maria linda e comovida, uma noite sem discursos nem medalhas de hipocrisia.
Parabéns Blú; parabéns Gonçalo Salgueiro, parabéns a todos e o nosso obrigado. Terminamos esta crónica como Sala terminou o espectáculo: “Viva à Fernanda Maria!”.



Artigos Relacionados


Comentários
+1 #1 Ribeirinho 2010-11-24 10:03 Uma noite especialmente iluminada por Ana Moura, Flipa Cardoso e o grande Ricardo Ribeiro, pelas magníficas prestações com que nos brindaram.Também eu fiquei agravavelmente surpreendido com a actuação do jovem Luis de Matos. Escelente voz e atitude em palco e uma simpatia genuina.
A jovem Cristina Navarro tem ainda muito trabalho pela frente se quiser actuar ao lado de fadistas com créditos já tão firmados.
A camisa de folhinhos toda aberta do Gonçalo Salgueiro fez-me lembrar um condenado a fuzilamento a quem antigamente se abria a camisa antes de se vendar os olhos. Quanto à actuação, foi igual a si próprio.
No geral foi uma noite inesquecível, quanto mais não fosse pela felicidade estampada no resto desta grande senhora do fado que é a Fernanda Maria.
Citação
#2 Ana Santos B. 2010-11-25 18:29 A "camisinha de folhos " usada palo Gonçalo era muito bonita e ficava-lhe muito bem, o que nem todos podem usar, porque não têm nem figura nem inteligência para isso.
A sua actuação foi magnífica, como sempre, aliás…é, desde há muito, o melhor fadista português e já o provou em muitas situações.
O espectáculo foi muito bonito, com vozes boas, outras menos, mas recheado de emoção e carinho pela Srª D. Fernanda Maria e as receitas a reverterem na totalidade para a Casa do Artista e ,isso sim, foi o mais importante.:)
Citação
#3 Pedro Luis 2010-11-26 00:38 A noite de 22 de Novembro de 2010 ficou marcada pela presença de um extraordinário e raro elenco que reuniu as grandes vozes do Fado da actualidade. Vozes essas que com as suas excelentes interpretações cantaram, brindaram e homenagearam a Grande Senhora do Fado: Fernanda Maria.

Sem dúvida que a noite foi unicamente iluminada pela presença e carisma da grande Voz do Fado: Fernanda Maria, que com a sua Voz castiça e genuína nos legou uma carreira brilhante e ímpar caracterizada pela inovação, estilização e genialidade nas suas interpretações enriquecendo não só o imaginário de gerações mas muito essencialmente o Fado, a vida, a poesia, a cultura, os portugueses, Portugal.

Obrigado Fernanda Maria por este legado rico em sentimento e vida!!!!!

Parabéns Sra. Maria de Lourdes Carvalho pelo excelente trabalho que desenvolveu para proporcionar este espectáculo memorável!
Citação
#4 Pedro Luis 2010-11-26 00:38 …/…

É lamentável e triste que haja quem enobrecido por quem nada do Fado entende e por quem de certo não esteve com a devida atenção ao espectáculo venha tecer comentários dignos do mundo fútil da impressa cor de rosa que tanto inunda os portugueses com a sua falta de cultura. Vergonhoso!!! Já agora, com filmagens e fotos a testemunharem, que se esclareça que: não houve camisa de folhinhos, nem o espectáculo foi um desfile de moda, nem um concurso de Fadistas.

Sem diferenciar ou destacar Fadistas deixo os meus Parabéns a todas as grandes Vozes que nesta noite Cantaram para a Grande Senhora do Fado: Fernanda Maria!!!!!! Parabéns!!!!!
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.