Amália Rodrigues - Antologia
Records - Dezembro 16, 2010
Fotografias inéditas de Amália Rodrigues ilustram esta edição
discográfica que inclui cem temas recuperados, restaurados e
remasterizadas em alta definição.
Com a chancela da Seven Muses, esta compilação "foi feita em
alta definição, tendo-se autonomizado a voz e conseguido ultrapassar
alguns problemas técnicos inerentes ao contexto das gravações,
particularmente a distorção", segundo Samuel Lopes editor discográfico responsável. "A voz de
Amália surge nesta gravações no esplendor que se afirmou no Mundo como
uma das grandes cantoras do século XX", acrescentou.
O
músico Peter Machado fotografou Amália Rodrigues "nos últimos 20 anos
de carreira, tanto em espectáculos, como em casa, sendo usadas nesta
edição apenas fotografias de cena", afirmou.
A
edição arruma-se numa caixa com quatro CD: ‘Fado', ‘Fado e Canção',
‘Cinema e Teatro', ‘Olympia e Espanhol', cada CD reúne 25 temas, na
maioria gravados na década de 1950. Este trabalho reflecte "um período de viragemem que a fadista começa a procurar
outros autores sem nunca descurar os poetas populares com que iniciou
carreira, como Linhares Barbosa ou Carlos Conde".
Data
de finais de 1950 o início da parceria com o poeta David
Mourão-Ferreira de quem nesta selecção canta ‘Libertação'.
O
primeiro CD inclui entre outros, ‘Ave Maria Fadista', ‘Quando os Outros
te Batem Beijo-te Eu', ‘Fado da Adiça', ‘Menina Lisboa', ‘Não Digas Mal
Dele' ou ‘Fado das Tamanquinhas'.
No CD
‘Fado e Canção', além de fados como ‘Conta Errada', poderá escutar-se
Amália com sotaque brasileiro no tema ‘Trepa no Coqueiro' ou ‘Saudade de
Itapuã', bem como a ‘Marcha da Mouraria' ou ainda ‘Grão de
Arroz'.
Tendo-se estreado no teatro de
revista cerca de um ano depois de ter começado a cantar no Retiro da
Severa, a fadista granjeou êxitos nos palcos como ‘Boa Nova', e também
no cinema, onde fez sucesso com temas como ‘Não Sei Porque te Foste
Embora', ambos incluídos no respectivo CD.
O
quarto CD regista uma das actuações de Amália no Olympia, em 1957, e
ainda vários temas que a fadista gravou em espanhol como ‘La Cama de
Piedra', ‘Gritenme Piedras del Campo' ou a ranchera ‘Fallaste
Corazón'.
Related Articles
Add Comment