EnglishPortuguês

Alfredo Marceneiro - O Patriarca do Fado

Discos - Fevereiro 15, 2011
Ovação / 2011
Marceneiro que sempre foi relutante a dar a cara para a TV. acede em 1979 às solicitações do seu neto Vitor Duarte, à altura profissional de audiovisuais para produzir este documentário a cores, que foi exibido em 1980, uma única vez.

Após a sua estreia passaram-se 30 anos, guardado nos arquivos, mas agora aqui está para a História do Fado um documento, em que Marceneiro com a sua forma única de se expressar, rodeado pelos seus descendentes, nos explica os seus estilos, as suas criações, o seu Fado.
Esta edição inclui o CD "Inéditos", o DVD "3 Gerações do Fado" e um Livro de 40 páginas.

DVD - Três Gerações de Fado

O primeiro DVD de Alfredo Marceneiro, falecido há 25 anos, "Três gerações de fado", recupera um documentário televisivo de 1980, realizado por Luís Gaspar. Ao longo do DVD que inclui como extra o videoclip "O lenço" (Henrique Rêgo/Alfredo Marceneiro), o fadista fala da sua história na primeira pessoa, recorda os primeiros tempos, nomeadamente como o apelido "Marceneiro" se lhe colou ao nome.

Alfredo Rodrigo Duarte de baptismo acabaria por ser Alfredo Marceneiro em virtude da profissão, o nome artístico ficou consagrado numa tarde de fados na Esplanada do Rato, em Lisboa, que do cartaz faziam parte, entre outros, Alfredo Pinto e Alfredo Correeiro. O DVD inclui a participação do seu filho, Alfredo Duarte Júnior que ficou conhecido como "o fadista bailarino", falecido em 1999, e do seu neto Vítor Duarte Marceneiro, que aliás assina a produção televisiva. Alfredo Duarte Júnior interpreta "É loucura ser fadista" (Júlio de Sousa) e o neto interpreta com o avô "Amor é água que corre" (Augusto de Sousa/A. Marceneiro). Outros temas que Alfredo Marceneiro interpreta neste DVD são "Eterno bailado" e "Antes que queira não posso", ambos de H. Rêgo e A. Marceneiro, "O Marceneiro" de Armando Neves e Casimiro de Brito, "A minha freguesia" também de Armando Neves e Marceneiro e, de Silva Tavares e Marceneiro, os fados "A casa da Mariquinhas" e "Fado balada".

CD - Inéditos

Alfredo Marceneiro - Inéditos, só foi possível conceber graças à indispensável colaboração do produtor executivo deste disco: Vítor Duarte. Neto de Marceneiro, com ele viveu e partilhou intensos momentos da sua vida - Herdou nas suas veias a 'arte' e o vício do fado. Fado Bailado numa gravação exclusiva, frases inéditas sobre os diversos fados, foram pela criatividade de Vítor Duarte re- misturados e acoplados. O resultado é excelente: Uma autêntica relíquia que todos vão apreciar e que os amantes de Fado não vão dispensar!




Artigos Relacionados


Voe mais alto com o Directório do Fado!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.