EnglishPortuguês

Cem intérpretes para colecção "Fados do Fado"

Arquivo - Abril 09, 2011
Uma colecção de 24 CD's com 188 fados interpretados por cerca de cem fadistas de várias épocas, desde nomes consagrados da década de 1930 ao século XXI, é lançada no mercado na próxima segunda-feira.

Intitulada "Fados do Fado" a colecção, coordenada pelo estudioso José Manuel Osório e produzida pela Movieplay, lista de A a Z os fadistas em 18 CD, dedicando seis a temáticas específicas: "Guitarradas", "Desgarradas", "Fado no Cinema", "Fado e os Teatros", "Fado Humorístico" e "Velha Guarda".

O CD "Fados e Fadistas da Velha Guarda" integra Frutuoso França, Júlio Vieitas, Gabino Ferreira, Manuel Calixto, José Coelho, Júlio Peres, Ilda Silva, Maria da Conceição, Vicência Lima e Manuel Dias.

"Gargalhadas do Fado" é o título do CD dedicado ao «fado humorístico» que reúne 16 fados interpretados por António dos Santos, António Ferreira, Joaquim Cordeiro e Domingos Pereira, conhecido como Senhor Peles.

José Manuel Osório disse à agência Lusa que «este tipo de fado, tão apreciado até à década de 1960, está hoje muito esquecido, e é o exemplo de que o fado nem sempre é triste e canta males». O CD inclui gravações de 1959, 1961, 1971, 1974 e 1980.

A actual colecção partiu de uma outra editada em 1998, mas traz novidades «e muitos dos fados aqui registados não existiam ainda em CD», disse José Manuel Osório.Lusa


Artigos Relacionados


Comentários
#1 ACDF 2011-04-10 17:22 Excelente ! Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.