EnglishPortuguês

Filmografia completa de Giacometti - Colecção Imprescindível

Arquivo - Abril 18, 2011
De lugares recônditos, que só descobrimos com auxílio dos mapas ou do Google.
De cantores e tocadores que o País nunca conheceu devidamente.
De vidas preenchidas com o prazer com que a música premeia aqueles que dela gostam.

Quis a vida que me cruzasse pela primeira vez, em 1973, com Michel Giacometti, algures na Beira Alta. Alguns jovens do Coro da Juventude Musical Portuguesa, de que era elemento, instigados pelo nosso maestro, o "grande" Francisco d'Orey, tinham decidido dar início a campanhas de recolha de música tradicional, nas suas férias de Verão.
A partir daí, não mais parou o meu interesse pelas músicas de tradição oral.
Vivi momentos de irredutível prazer, ouvindo in loco muitas das melodias, já anteriormente registadas nos filmes que agora temos o grato prazer de editar, em parceria com a RTP e o jornal PÚBLICO.
Com a presente publicação da Filmografia Completa de Michel Giacometti — cuja ideia, responsabilidade e iniciativa se devem atribuir ao meu amigo Paulo Lima, coordenador da edição — sabemos cumprir a vontade de milhares de portugueses, que viveram intensamente uma época de renovado interesse no conhecimento das mais genuínas tradições do nosso povo.
De facto, com o seu trabalho Giacometti contribuiu decisivamente para a criação de inúmeros grupos de difusão de música tradicional, principalmente depois de 1975.
Quero agradecer à RTP a sua total disponibilidade por nos ter permitido levar por diante este projecto, na pessoa de Rui Carrilho, que, ao longo de várias reuniões, sempre teve como "mira técnica" o objectivo da sua concretização.
Agradecer ao Nuno Pacheco — com quem também me cruzei nesta vida há alguns anos — o primeiro "empurrão" para que o jornal PÚBLICO se associasse à TRADISOM, permitindo assim levar esta edição junto do grande público e, assim o esperamos, torná-la um fenómeno de popularidade. Giacometti merece-o.
Agradecer a todos os que aceitaram o meu convite para ilustrar os vários volumes desta colecção, com os seus testemunhos ou os seus textos. Destaco, em particular, o importante portefólio fotográfico de Augusto Brázio, que, nos últimos meses, calcorreou muitos dos locais por onde passou Michel Giacometti.
Por fim, um imenso obrigado ao Paulo Lima, cujo esforço e dedicação à causa da recuperação e salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo (e não só) muito contribuiu para que o actual projecto se torne um passo importante para outras caminhadas que se avizinham e que desejo profundamente palmilhar ao seu lado.
Obrigado a todos, mas principalmente, e pelo seu legado, ao Michel-Marie Giacometti. José Moças



MICHEL-MARIE GIACOMETTI (1929-1990)
Etnólogo, natural da ilha mediterrânica da Córsega (França), que, entre 1959 e 1990, recolheu, estudou e divulgou a música tradicional portuguesa. Com a chancela dos Arquivos Sonoros Portugueses, fundados por si em 1960, editou toda uma discografia fundamental para o conhecimento do nosso património musical. Figura fundamental da nossa etnologia, a sua obra cinematográfica constitui também uma referência incontornável para conhecer o Portugal do Século XX e reflectir sobre os percursos da nossa identidade nos dias de hoje. A Filmografia completa, agora editada, inclui não só a série televisiva Povo que Canta, produzida pela RTP e com realização de Alfredo Tropa (1970-1974), dedicada à música e à cultura de raiz tradicional portuguesa, como também outros dois filmes realizados por Michel Giacometti entre 1962/63.

À venda a partir de 1 de Maio no Portal do Fado!


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Zé Nova 2011-04-20 12:42 Aguardo ansioso. Os meus avós fazem parte da recolha do Michel Giacometti. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.