EnglishPortuguês

João Monge

Letristas - Actualizado em Julho 12, 2011
Fez estudos musicais entre os 8 e os 30 anos, um bacharelato na Universidade Aberta e formação profissional na Escola Superior de Educação de Setúbal.

Ganhou notoriedade como autor de letras dos Trovante no início da década de 80 do Séc. XX.

Foi um dos membros fundadores do grupo musical português Ala dos Namorados criado em 1993 conjuntamente com João Gil e Manuel Paulo, aos quais se juntou depois José Moz Carrapa. O grupo descobriu Nuno Guerreiro, num espectáculo de Carlos Paredes, tendo-o convidado para integrar o elenco.

A Ala conseguiu bastante êxito nos anos 1990, tendo inclusivamente, actuado por diversas vezes em festivais fora de Portugal. "Solta-se o beijo" e "Loucos de Lisboa" foram, nessa altura, algumas das suas canções mais populares.

Em 2007, após a saída de João Gil para formar a Filarmónica Gil, tendo como guitarrista Mário Delgado e com canções de João Monge e Manuel Paulo, também responsável pela produção, o grupo edita Mentiroso Normal.

Foi ainda membro do agrupamento musical Rio Grande.

Com raízes alentejanas (Ficalho), por demais evidentes nas suas composições, como por exemplo Postal dos Correios, uma referência para várias famílias alentejanas que essencialmente nas décadas de cinquenta e sessenta do Séc. XX rumaram para Lisboa ou para os seus subúrbios, como por exemplo nas áreas da Cova da Piedade, Barreiro, Mem Martins ou Alverca.

Autor da letra "Questão de Confiança" do 13º álbum de Rui Veloso "A Espuma das Canções".
Wikipédia


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.