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Fados e canções do Alvim

Discos - Setembro 01, 2011
Universal Music / 2011
O duplo CD não traça um percurso artístico, antes o reflete na medida em que, com letras de Mário Raínho ou Amélia Muge, cantadas por Carminho ou António Zambujo, o que é salientado é a composição de Fernando Alvim.

Alvim, 75 anos, acompanha todos os intérpretes, tendo a seu lado também diferentes músicos, entre eles, Ricardo Parreira, Diogo Clemente, Ricardo Toscano, Jon Luz, Paulo Parreira, Ruca Rebordão, Celina Piedade ou João Torre do Vale. As exceções à "omnipresença" de Alvim como instrumentista são duas, no tema "Tango de los celos", de Raínho que Ricardo Ribeiro canta acompanhado apenas por Pedro Jóia, e "Fado Alvim", de Tiago Torres da Silva, interpretado por Carlos do Carmo, acompanhado por José Manuel Neto (guitarra portuguesa) e Carlos Manuel Proença (viola).

Ainda entre as exceções, Fernando Alvim que é autor de todas as músicas, assina uma letra, "Fim de tarde a sonhar", em parceria com Rosário Worsich Alvim, que Cristina Branco canta. O duplo CD chega segunda-feira às discotecas com o selo da Universal Music. No total participam mais de duas dezenas de artistas entre cantores, fadistas e músicos. O musicólogo Rui Vieira Nery sublinha que estes "Fados e Canções de Alvim" são "comoventes pela torrente de inspiração, pela energia criativa, a alegria de viver, o prazer de partilhar a obra criada que emana de todo o projeto". Uma "faceta escondida de compositor inspiradíssimo que Fernando Alvim foi amadurecendo de forma quase clandestina em paralelo com o seu trabalho de instrumentista", prossegue o investigador para, de forma clara, afirmar: "não tenho dúvidas em considerar um dos mais espantosos álbuns de originais da música portuguesa dos últimos anos".

O instrumentista e compositor afirma, por seu turno, que todos os que participam são intérpretes, instrumentistas e poetas que "admira profundamente". Fernando Alvim que foi muitas vezes visto como "a sombra de Paredes", afirma que decidiu o seu caminho quando assistiu, aos 14 anos, a um espetáculo de fados no café Luso, em Lisboa, e ouviu pela primeira vez Amália Rodrigues cantar. "O fascínio que senti levou-me a aprender a acompanhar fado à viola com um violista de Lisboa", conta. Porém Fernando Alvim nasceu numa família que cultivava o gosto pela música, como ele próprio afirma, e tinha já estudado violoncelo durante quatro anos.

Vieira Nery alerta para o facto de que Alvim "nunca esteve exclusivamente associado ao Fado de Lisboa ou à Canção de Coimbra, ainda que nestes campos a lista dos guitarristas com quem trabalhou seja impressionante" e cita, entre outros, Paredes, Caldeira Cabral, António Brojo, José Nunes, Jaime Santos, Raul Nery e Fontes Rocha. Fernando Alvim "teve uma formação de base clássica, com Duarte Costa e Mestre Emílio Pujol; com o conjunto Nova Onda, na viragem para os anos 1960, participou em algumas das primeiras manifestações do Rock em Portugal e esteve associado aos primeiros ecos locais da Bossa Nova de João Gilberto e Tom Jobim", escreve o musicólogo. Conta Vieira Nery que o instrumentista e compositor "tocou guitarra elétrica com muitos dos pioneiros do Jazz em Portugal, como Ivo Mayer ou José Luís Tinoco, acompanhou Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Luís Goes e Manuel Freire". Este último é um dos nomes que integra o elenco do duplo CD. Alvim acompanhou Manuel Freire na estreia televisiva da "Pedra Filosofal", no programa Zip-Zip e, nesta edição, acompanha-o em "Balada para Inês", uma letra de José Fanha.

Os dois CD totalizam 35 temas. Afinal, como afirma Rui Vieira Nery, "Alvim é um homem de muitas músicas, ou, se preferirmos, apenas da Música com `M` grande, que unifica pelo talento e pela paixão os vários géneros que atravessa".


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