EnglishPortuguês

Selos de Amália Rodrigues e Carlos do Carmo alusivos ao Fado

Archive - Outubro 03, 2011
No ano em que se celebra a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, os Correios de Portugal assinalam o evento com uma emissão filatélica alusiva ao Fado como símbolo identificador da cidade de Lisboa e da história cultural do País.

O fadista Carlos do Carmo, um dos grandes impulsionadores desta candidatura, aparece reproduzido no selo de um euro da emissão de seis selos que será lançada na segunda-feira.

Esta primeira série de selos dedicada ao Fado presta homenagem a alguns dos grandes intérpretes do século XX, como Alfredo Marceneiro, Carlos Ramos, Hermínia Silva, Maria Teresa de Noronha, Amália Rodrigues e Carlos do Carmo.

As imagens dos selos de 0,32, 0,47 e 0,57 euros fazem parte do acervo do Museu do Fado, enquanto que a fadista Maria Teresa Noronha reproduzida no selo de 0,68 euros é uma foto da Valentim de Carvalho. Por sua vez, no selo que reproduz Amália Rodrigues de 0,80 euros a imagem é da Fundação Amália Rodrigues e por último a fotografia de Carlos do Carmo é da autoria de Fernando Bento.

O bloco da emissão, que inclui um selo de 2,50 euros, reproduz um óleo sobre tela/oil in canvas de José Malhoa com o título ‘O Fado’ existente no Museu da Cidade de Lisboa que reproduz a guitarra portuguesa.

A emissão completa-se com o carimbo da emissão e a pagela divulgadora que reproduz um quadro de Rui Pimentel com o título ‘Viela de Lisboa’ do acervo do Museu do Fado.

A partir de amanhã mais de um milhão de selos vão divulgar por todo o Mundo a expressão musical singular portuguesa que se transmutou em património mundial.CM


Related Articles


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.