EnglishPortuguês

“A Cor do Tejo. A Cor do Fado” em ante-estreia

Archive - Outubro 07, 2011
O Cinema São Jorge apresenta, em ante-estreia, “A Cor do Tejo. A Cor do Fado”, um documentário, realizado por Afonso Alves, a que dá voz o fadista Salvador Taborda.

Procurando a simbiose entre Lisboa, Tejo e Fado em que a cor se transforma no elemento aglutinador, a viagem cinematográfica, feita de veleiro, namora a cidade vista do rio, do Parque das Nações ao Forte de S. Julião da Barra, onde o mar se mistura e o tom escurece. Um passeio que se demora pelos museus e espaços privilegiados da zona ribeirinha, desde o Museu do Fado ao Museu da Electricidade, espreitando o mundo das águas no Oceanário e no museu de Marinha, e alternando a luminosidade matutina com o escuro das vielas onde ecoa o som das guitarras.

A visão de Lisboa sempre deslumbra a quem dela se avizinha, por sobre as pontes, e a descobre, derramada nas margens do rio, sendo essa a leitura que da cidade é transmitida porque sempre se deixa aventurar.

Salvador Taborda prestigia a viagem dando voz às emoções coloridas e aos furtivos encontros. Pouco conhecido, do grande público, apesar da selectividade de bom gosto com que actua, ou por não fazer parte de grupos e tertúlias, é um fadista de timbre único que parece ter nascido para revelar os tons vários de uma cidade, de um rio, do Fado.

Uma ante-estreia a que não pode faltar, na Sala Manoel de Oliveira, dia 17 de Outubro, às 21h30.


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.