EnglishPortuguês

“A Cor do Tejo. A Cor do Fado” em ante-estreia

Arquivo - Outubro 07, 2011
O Cinema São Jorge apresenta, em ante-estreia, “A Cor do Tejo. A Cor do Fado”, um documentário, realizado por Afonso Alves, a que dá voz o fadista Salvador Taborda.

Procurando a simbiose entre Lisboa, Tejo e Fado em que a cor se transforma no elemento aglutinador, a viagem cinematográfica, feita de veleiro, namora a cidade vista do rio, do Parque das Nações ao Forte de S. Julião da Barra, onde o mar se mistura e o tom escurece. Um passeio que se demora pelos museus e espaços privilegiados da zona ribeirinha, desde o Museu do Fado ao Museu da Electricidade, espreitando o mundo das águas no Oceanário e no museu de Marinha, e alternando a luminosidade matutina com o escuro das vielas onde ecoa o som das guitarras.

A visão de Lisboa sempre deslumbra a quem dela se avizinha, por sobre as pontes, e a descobre, derramada nas margens do rio, sendo essa a leitura que da cidade é transmitida porque sempre se deixa aventurar.

Salvador Taborda prestigia a viagem dando voz às emoções coloridas e aos furtivos encontros. Pouco conhecido, do grande público, apesar da selectividade de bom gosto com que actua, ou por não fazer parte de grupos e tertúlias, é um fadista de timbre único que parece ter nascido para revelar os tons vários de uma cidade, de um rio, do Fado.

Uma ante-estreia a que não pode faltar, na Sala Manoel de Oliveira, dia 17 de Outubro, às 21h30.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Ramon Garcia Ovide 2011-10-09 11:16 Estimados Srs. Desde la "Asociacion Amigos del Fado" de Asturias, quisieramos saber si podra ser visto fuera de Portugal. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.