EnglishPortuguês

Amália canta David

Discos - Novembro 29, 2011
iPlay / 2011
Numa edição excepcional, agora que o fado é Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a iPlay orgulha-se de apresentar a edição especial de Amália e David: as letras e a historia.

Um dia, Amália e a poesia re-inventaram o Fado,,,
No 15º aniversário da morte de David Mourão-Ferreira, a primeira colecção de todas as
músicas com letras suas que Amália gravou: Primavera, Barco Negro, Abandono, Maria Lisboa, etc…, incluindo 3 raridades dos anos 50. Som re-masterizado a partir das fitas originais.

O poeta que Amália mais cantou, David Mourão-Ferreira, morreu há 15 anos, exceptuando a própria Amália, cujas leiras foram cantadas, na grande maioria apenas depois de 1980. David Mourão-Ferreira é, a par do poeta popular Linhares Barbosa, aquele de quem Amália cantou mais textos,

A história da relação entre Amália e David e o que ela representou na aproximação entre poesia e o fado; as letras, fotos da época: tudo isto condensado num livro de 36 páginas, juntamente com o CD "Amália canta David".

A edição discográfica regista todos os poemas de David Mourão-Ferreira que Amália Rodrigues cantou, incluindo dois em francês, "Au bord du tage", versão de "Fado do Ciúme" de Frederico Valério, e "L'Autonne de notre amour" outra versão, desta feita da canção "Nostalgia", de Joaquim Luís Gomes.

No total são 19 temas, incluindo o aclamado "Barco Negro" que Amália interpretou no filme "Les Amants du Tage" (1955), uma versão de "Mãe Preta" de Piratini e Caco Velho, e do mesmo filme, "Solidão", para a "Canção do Mar", de Ferrer Trindade, com letra original de Frederico de Brito. Ambos os temas foram gravados em Paris, em 1954, sendo Amália acompanhada na guitarra portuguesa por Jaime Santos, colocando-se, nesta edição, a hipótese de poder ser Domingos Camareira, e na viola por Santos Moreira.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.