Mísia - Senhora da noite
Discos - Outubro 20, 2011
O décimo álbum de Mísia é um regresso ao Fado Tradicional, o terreno emocional mais íntimo da cantora.
Marca um retorno depois de 10 anos (Ritual 2001) a um disco exclusivamente de fado e marca sobretudo os 20 anos de carreira discográfica (Mísia 1991). O conceito deste projecto têm por base os fados tradicionais, com textos escritos exclusivamente por poetisas, escritoras (Agustina Bessa-Luís, Hélia Correia, Lídia Jorge, etc.) cantoras ou fadistas, como é o caso de Amália Rodrigues, Amélia Muge, ou a própria Mísia.
Tal como no seu disco "Garras dos Sentidos", as músicas do velho Fado tradicional terão para além do trio das guitarras, as linhas melódicas do acordeão, do piano e do violino, instrumentos introduzidos por Mísia no fado desde as suas primeiras gravações, e que constituem a sua sonoridade.
Pela primeira vez na história do Fado, eis um álbum no qual a mulher não é somente musa ou cantora. Ela própria é autora e criadora do universo poético deste género musical. Fiel ao seu estilo de trabalho, com excepção de alguns poemas escolhidos entre as obras de escritoras já falecidas, todos os outros textos deste álbum foram escritos especificamente para a voz desta intérprete.
Tal como no seu disco "Garras dos Sentidos", as músicas do velho Fado tradicional terão para além do trio das guitarras, as linhas melódicas do acordeão, do piano e do violino, instrumentos introduzidos por Mísia no fado desde as suas primeiras gravações, e que constituem a sua sonoridade.
Pela primeira vez na história do Fado, eis um álbum no qual a mulher não é somente musa ou cantora. Ela própria é autora e criadora do universo poético deste género musical. Fiel ao seu estilo de trabalho, com excepção de alguns poemas escolhidos entre as obras de escritoras já falecidas, todos os outros textos deste álbum foram escritos especificamente para a voz desta intérprete.
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