Mísia foi a senhora da noite no São Luiz
Concertos - Fevereiro 05, 2012
A fadista construiu o seu mundo dentro do género e aqui reencontramos a guitarra portuguesa, viola de fado e o baixo acústico em harmonia com o violino, o acordeão e o piano.
Esta Senhora da Noite, que “pode ser feiticeira, santa, dona de casa...ou uma fadista”, canta poemas de Lídia Jorge, Florbela Espanca ou Rosa Lobato de Faria, a quem o álbum e este concerto são dedicados.
A presença dramática de Misia é forte e, de longo vestido preto e cabelo desigual, atrai todos os olhares de um S.Luiz bem composto.
Se por aqui reina o fado também pairam certos ares de outras latitudes: com “Que o Meu coração se Cansou”, escrito por Adriana Calcanhoto, o baixo acústico vira tropical e há sempre qualquer coisa de tango em Misia: “Garras dos Sentidos II” é fado corrido mas aqui não é castiço, é sensual.
Com a mão na cintura, sem jeito de varina, entrega-se ao compasso. Mas discretamente que o fado não se dança. Do jazz vem o pianista e arranjador Carlos Azevedo.
Com momentos de improvável comédia e num contacto com o público onde revelou o imenso respeito e ligação que tem por todas as mulheres que escreveram o reportório de “Senhora da Noite” e por aquilo que canta, Misia mostrou no S.Luiz porque é uma figura incontornável no fado contemporâneo.João Pimenta