EnglishPortuguês

Maria João Quadros

Singers - Maio 13, 2012
Maria João Quadros é, há muitos anos, figura de proa no meio fadista.

Nascida em Moçambique em 1950, Maria João Quadros tem vários discos editados e realizou inúmeros espetáculos, nomeadamente na sua casa de fados em Lisboa, a Casa da Mariquinhas.

Nos retiros e nas casas de fado, Maria João Quadros, construiu, um prestígio que a coloca atualmente entre as mais importantes figuras do Fado e que lhe tem granjeado aplausos em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente no Brasil e em Moçambique.

Foi esse prestígio que permitiu que compositores brasileiros de primeira linha se reunissem à sua volta para fazer um disco de «fados» que juntasse o melhor da canção portuguesa com o melhor da música popular brasileira.

Seduzidos pela emissão da sua voz que é absolutamente única e rara, mesmo no meio do fado, e pela sua alma onde o fado é soberano, Ivan Lins, Francis Hime, Zeca Baleiro, Chico César, Olivia Byington, entre muitos outros, deitaram mãos à obra a esta tarefa de fazer fados para uma fadista castiça e verdadeira.

“Meu amor abre a janela”, “Eu sou do fado” e “Nova tendinha” são alguns dos fados mais carismáticos que povoam a sua vida como fadista. 

Maria João Quadros faleceu em Lisboa no dia 8 de Dezembro de 2023, vítima de doença prolongada. Tinha 73 anos.


Related Articles


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.