EnglishPortuguês

Manuela de Freitas

Lyricists - Setembro 20, 2012
Discípula do Professor Fernando Amado, fez o curso de formação de actores da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido por Adolfo Gutkin,

Frequentou ainda workshops com o Prof. Shelley (do Old Vic), Peter Brook, Grotowsky e Bob Wilson. Foi fundadora e actriz dos grupos Fernando Pessoa, Casa da Comédia, Os Bonecreiros, Comuna e Teatro do Mundo. Estreou-se no teatro profissional em 1967 (depois de ter trabalhado como actriz e assistente de encenação em diversas produções em Portugal e no Brasil, dirigidas por Luís de Lima) com Laura Alves, Rui de Carvalho e Raul Solnado. Foi dirigida pelos mais destacados encenadores, nomeadamente: Jorge Listopad, Rogério de Carvalho, Jorge Silva Melo, Mário Feliciano, Mário Viegas, Luís Miguel Cintra, João Mota, Jean-Pierre Tailhade, Michel Mathieu e Fernanda Lapa.

De entre os inúmeros papéis principais desempenhados, destacam-se: Mulher (Deseja-se Mulher de Almada Negreiros); Veladora (O Marinheiro de Fernando Pessoa) Lis (Fando & Lis de Arrabal); Rainha (O Fim de António Patrício); Melibeia (Celestina de Rojas, versão de David Mourão Ferreira); Alma (Para Onde Is de Gil Vicente); Mãe (A Mãe de B. Brecht); Violaine (Anúncio Feito a Maria de Claudel); Arkadina (A Gaivota de Tchekhov); Lecky (A Troca de Claudel); Laura (O Pai de Strindberg); Deusa Atena (Pilades de Pasolini); Medeia (Material Medeia de Heiner Muller); Melânia (A Pécora de Natália Correia); Clov (Final de Beckett); Blanche Dubois (Um Eléctrico Chamado Desejo de Tennesse Williams); Rainha da Noite (A Flauta Mágica de Mozart); Actriz Filha e Actriz Mãe (Depois do Ensaio, de Ingmar Bergman); Professor Otto de Aguilar (A Grande Magia de Eduardo de Filippo); Berenice (Berenice de Racine); Agnès (Um Sonho de Strindberg); Próspero (A Tempestade de Shakespeare), Mary (Jornada Para a Noite de Eugène O'Neill) e Medeia (Medeia de Eurípides).

No cinema, participou em cerca de trinta filmes portugueses e estrangeiros, destacando-se: O Passado e o Presente; Amor de Perdição; Francisca e Le Soulier de Satin (de Manoel de Oliveira); Fragmentos de um Filme Esmola; Veredas; À Flor do Mar; Recordações da Casa Amarela; Comédia de Deus; Le Bassin de J. W.; As Bodas de Deus e Vai-e-Vém (de João César Monteiro); O Desejado ou As Montanhas da Lua (de Paulo Rocha); O Paraíso Perdido (de Alberto Seixas Santos); Ninguém Duas Vezes e Agosto (de Jorge Silva Melo); Dina e Django (de Solveig Nordlund); Rosa Negra (de Margarida Gil); e em provas de alunos da Escola Superior de Cinema de Lisboa e da Royal College of Art de Londres.

Com diversos discos de poesia gravados, tem feito recitais em Portugal e no estrangeiro, de que se destacam: Sophia; Emily Dickinson; Fernando Pessoa e Ruy Belo. Autora de letras para cantores portugueses, encenou espectáculos de José Mário Branco, Carlos do Carmo e Camané e participou como recitante em diversos espectáculos musicais de que se destacam: Festival Chopin e Festival Schumann (no Teatro Tivoli); Rei David de Honegger (produção do Teatro Nacional de São Carlos External Link no Teatro Camões); «Itinerário da Poesia Portuguesa» (no Salon du Livre, em Paris); «Soirée Pessoa» (no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas).

Desde 1996, é membro da direcção da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e, desde 2006, é professora do Curso de Mestrado de Teatro e Educação da Universidade do Algarve.


Related Articles


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.