EnglishPortuguês

O canto de um Povo

"O canto de um Povo" é uma reportagem radiofónica produzida no âmbito da unidade curricular de Jornalismo Radiofónico, leccionada na Universidade da Beira Interior pelo professor João Canavilhas.

Motivados pelo gosto pessoal, rapidamente surgiu a ideia de abordarmos uma matéria que se relacionasse com a cultura musical portuguesa. Neste contexto, existe tema melhor a retratar do que o Fado?

Embora a ideia inicial fosse uma abordagem do canto num sentido mais particular, o Fado como expressão da alma do artista, achamos que seria mais interessante tratar o Fado como património cultural português e como a expressão musical mais genuinamente portuguesa. Uma abordagem do canto mais geral e apelativa, embora também mais comum.

A sequência com que os factos são apresentados obedece a uma estrutura simples, de modo a facilitar a compreensão do conceito. É dada especial atenção à forma como alguns vêem e compreendem o Fado (alguns pontos de vista), sem terem ficado esquecidas a história e a evolução do canto enquanto género musical.

O trabalho contou com a colaboração da Fadista Teresa Tapadas e do escritor Manuel Fernandes Vicente, bem como de outros nomes relacionados com o tema.


Reportagem de Fernando Cardoso e Raquel Machado


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Israel Trassantes 2013-05-30 03:21 Olá, sou brasileiro, ou melhor, sou GAÚCHO, e como Portugal, minha nação gaúcha cultiva sua tradição musical como patrimônio, como tesouro maior de um povo que tem origem, tem história e faz história. Amo o FADO, me emociono a cada vez que ouço Amália Rodrigues e, aos poucos vou conhecendo os novos talentos, ao menos para mim, como Camané. E, de forma humilde e carinhosa mais e mais me apaixono por essa liria maravilhosa que é o FADO. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.