EnglishPortuguês

1 de julho, nasce Amália Rodrigues, a diva do fado

Arquivo - Julho 01, 2013
Hoje é dia de recordar Amália Rodrigues, que nasceu a 1 de julho de 1920, em Lisboa. 

Filha de um sapateiro fadista, Amália viveu sempre com o fado e foi aclamada como a voz de Portugal.

Amália da Piedade Rodrigues nasceu em Lisboa, neste dia, em 1920. Dedicou a sua vida ao fado, com incursões pelo cinema. É considerada o expoente máximo do fado, aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX.

De um país onde este género musical tem raízes profundas, Amália tornou-se conhecida no mundo com a ‘rainha do fado’, embaixadora da cultura portuguesa no mundo.

O seu contributo para a história do fado em Portugal é inestimável. Amália Rodrigues introduziu a novidade de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados.

Os maiores poetas portugueses criaram letras das músicas interpretadas pela ‘voz de Portugal’, David Mourão Ferreira, a Pedro Homem de Mello, passando por Ary dos Santos, Manuel Alegre e Alexandre O’Neill – nomes eternos da literatura portuguesa.

Cantou e encantou em todo o mundo, de Paris a Nova Iorque, de Berna a Roma, de Trieste a Dublin. Transportou a cultura lusa pelos quatro cantos do planeta e transformou-se a maior diva do fado.

A 6 de outubro de 1999, Amália Rodrigues morre, em sua casa, com 79 anos. António Guterres, primeiro-ministro em exercício, decreta três dias de luto nacional. No funeral de Amália, centenas de milhares de portugueses saem à rua para prestar uma última homenagem.

Amália viria a ser sepultada em Lisboa, no Cemitério dos Prazeres. Dois anos depois, em julho de 2001, o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Victor Antonio Lopes 2013-07-31 17:30 Soy un gran admirador de la diva del fado,en Argentina quisimos recordarla presentando un proyecto en el Senado de la Nación que fué aprobado declarando el 6 de octubre "Día del Fado",son muchos los músicos y cantantes argentinos que difunden el género musical portugués declarado Patrimonio de la Humanidad por UNESCO,en el directorio de artistas de Portal do Fado ya figuran el nombre de algunos de ellos,un gran abrazo! Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.