EnglishPortuguês

Aldina Duarte nas Noites de Verão no Museu do Chiado

Arquivo - Julho 10, 2013
Concerto de entrada livre da fadista Aldina Duarte a 19 de Julho, integrado na programação deste ano das ‘Noites de Verão’ no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

Pelo quarto ano consecutivo a Filho Único programa e produz um ciclo de concertos no Verão no Jardim das Esculturas do MNAC - Museu do Chiado, a convite desta instituição da cidade de Lisboa, e este ano com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. O Jardim das Esculturas é a área exterior do museu onde está situada a Cafetaria e sua esplanada, e este programa de música ao vivo tem vindo a consolidar-se como uma proposta acolhida e elogiada pelo público que tem preenchido cada concerto entusiasticamente.

Para o lisboeta que pela cidade ainda se encontra a trabalhar e para o turista nacional ou estrangeiro que esteja de passagem, esta tem sido uma alternativa gratuita muito elogiada no coração da cidade de oferta cultural inclusiva e criteriosamente estimulante. Os concertos deste ciclo acontecem todas as Sextas-feiras de Julho e Agosto, sempre pelas 19h30 e sempre com entrada LIVRE. Agradeço a divulgação considerada, mais informação de seguida e em http://filhounico.com/ e http://www.museuartecontemporanea.pt/pt/exhibitions Aldina Duarte chegou no seu próprio tempo ao fado.

Com uma voz profusamente elogiada com a mesma intensidade que a própria parece casar o sentido das notas com a melodia das palavras nas suas interpretações, sustentada por uma densidade poética à escala da sua paixão pela literatura, Aldina atribui ao encontro com Beatriz da Conceição o início da sua imersão no fado (“Aquilo para mim era como estar a dois metros da Billie Holiday”). ‘Apenas o Amor’ (2004), ‘Crua’ (2006), ‘Mulheres ao Espelho’ (2008) e ‘Contos de Fados’ (2011) são os quatro álbuns de Aldina editados até ao momento, um corpo de obra invejável alicerçado num repertório limitado aos fados estróficos, à imagem da preferência e conduta de Alfredo Marceneiro ou de Maria Teresa de Noronha, com textos que foi encomendando a cúmplices e amigos, bem como da sua própria pena, definindo uma personalidade artística e um estilo onde é claro o seu entendimento da dimensão de tradição estruturalmente viva do fado, como talvez nenhuma outra fadista contemporânea.

Concerto: Aldina Duarte
Local: Noites de Verão no Jardim das Esculturas do Museu do Chiado
Data: 19 de Julho 19:30
Entrada: LIVRE


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Darrell Peterson 2013-07-15 00:30 Aldina,

Sorry to have missed you last time in Lisbon. I hope to see you next visit. Would love to hear you perform in California. Thank you for all the enjoyment of your recordings. I cannot speak Portuguese but loved Fado the first time I heard it.

Sincerely,
Darrell Peterson
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.