EnglishPortuguês

Cristina Gonçalves

Fadistas - Setembro 23, 2013
Maria Cristina de Castro Gonçalves, natural de Massarelos Porto, nasceu a 24 de junho, na noite (madrugada) de folia do S. João do Porto.

Começou na adolescência a aprender música e sempre gostou de cantar diversos estilos musicais.

Manteve-se durante anos ligada a grupos corais, mas o FADO era o seu estilo preferido, aquele que experimentou aos 16 anos de idade, cantando o “Vitória” no fado vadio. Desde aí ficou presa para sempre à canção nacional.

Durante anos as circunstâncias da vida não a deixaram caminhar nos trilhos da noite fadista, mas sempre o cantou onde era possível, tal como diz o poema de José Luís Gordo: “...Cantarei até que a voz me doa, a cantar, cantar, sempre o meu fado.... e é livre de cantar em qualquer lado...”.

Sempre amou o Fado e sempre teve um fascínio e admiração pela sua diva D. Amália Rodrigues, de quem é a maior parte do repertório que canta.

Canta-o com nostalgia, paixão, ternura, ou com garra. Põe em todos os poemas a emoção e o sentimento que o poeta lhe quis dar.
Participou no Concerto do “Coro de Fado” que se realizou na “Casa do Infante” em setembro de 2012, no âmbito do projeto “Manobras no Porto” e no concurso “Alma do Fado” de Valongo, tendo sido apurada para a final.

Tem realizado e participado, em muitas noites de fado, com maior incidência no Porto e arredores, onde tem sido fadista convidada na mítica Casa da Mariquinhas, Twin’s Baixa - Porto, Gallery Hostel, no Douro’s Bar-Restaurante em Vila Nova de Gaia (junto ás caves de vinho do Porto) foi residente de 2013 a 2014.

Teve muitas participações notáveis nos espetáculos do “Fado Diferente” e tem integrado o elenco de grandes espetáculos de fado ao lado de prestigiados fadistas do Porto.
Em 2013 devido a procura por parte de quem a ouvia, de levar consigo a sua voz em registo digital, lança o seu primeiro álbum discográfico. “Cristina Gonçalves ao vivo”. Um trabalho feito do resultado de atuações ao vivo, onde predomina o repertório da D. Amália Rodrigues. Trabalho esse que tem sido muito valorizado por quem o adquire.

Um dos marcos mais importantes no percurso fadista que fez, foi o seu batismo de fado na Casa da Mariquinhas. Uma noite inesquecível para os 38 convidados presentes que lotaram completamente o espaço, num jantar e noite de fado memorável.

Em 2014 “enfrentou” 3 vezes, as camaras de televisão dos canais RTV e Porto Canal, e atuou no “ Palácio da Bolsa” no Porto.

Em Junho de 2014 lança o seu segundo álbum discográfico, uma gravação do estúdio “Quarta Vaga Produções”, que tem por titulo “Porto meu”, onde se destacam poemas de autores do norte de Portugal, alguns falando da sua cidade natal, o Porto. Acompanhada a guitarra portuguesa por Miguel Silva, violas de fado, Lino lobão e António Rodrigues, baixo Lino Lobão.

No inicio de 2015 passa a residente, assim como assumíu a responsabilidade da coordenação e apresentação das noites de Fado na Quinta D. Curado e no L Club Restaurante.

Em 2 de Abril de 2016, acompanhada por Miguel Silva na guitarra portuguesa e Lino Lobão na viola de fado, foi a protagonista do Concerto de Fado que se realizou, na Casa do Infante Dom Henrique no Porto, comemorativo do Dia Nacional dos Centros Históricos no Porto. Considerado por muitos, como um evento de alto nível, no seu todo. Ficam, a memória e os registos para recordar.

Em Junho de 2016 Iniciou um ciclo de vários Concertos no “LA VIE” Shopping Center – Porto.

Vibra com os aplausos do público que, é de todas, a maior recompensa que pode ter.
Há-de cantar “até que a voz lhe doa”, para todos os que gostam de a ouvir e aplaudir.


Contacto


E-mail: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Telefone: (+351) 915 427 085
www.facebook.com/cristinagoncalvesfado
Youtube: www.youtube.com/user/crisgon64


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.