EnglishPortuguês

O fado e a alma portuguesa - Fernando Pessoa

Livros - Janeiro 27, 2014
Seven Muses, 2014
O Fado e a Alma Portuguesa, escrito por Fernando Pessoa em 1929 para o Diário de Notícias, é o mote que inspirou esta obra.

Originou a união destes dois grandes patrimónios da cultura portuguesa e da cidade de Lisboa: A poesia de Fernando Pessoa e o fado. Nesta edição é feita pela primeira vez uma compilação de fados e canções integralmente com poemas do autor. Apesar da poesia de Fernando Pessoa se cantar no fado desde os anos 70 do passado século, são as gerações que têm despontado desde 1990 que mais têm interpretado poesia homónima e heterónima do multifacetado poeta, fazendo com que actualmente seja um dos poetas mais importantes e interpretados no fado.

O disco exponencia um fado de uma Lisboa contemporânea, muitas vezes retratada na poesia de Pessoa, cujos temas continuam a ser actuais e universais. É pois com naturalidade que a selecção de artistas tenha recaído sobre as grandes vozes das mais recentes gerações do fado, incluindo um total de 20 temas dos quais 6 inéditos.

 Inicialmente a escolha incidiu sobre temas já editados e conhecidos do grande público de artistas como Camané, Mariza ou Ana Moura. Porém, atendendo à dimensão da obra, os editores decidiram fazer mais do que uma simples recolha de repertório existente, e lançaram o desafio a vários artistas com reconhecido mérito destas novas gerações a gravarem novos temas exclusivos, desafio este que foi aceite com elevado entusiasmo. Os artistas que integram temas inéditos nesta obra são: Ana Laíns, Débora Rodrigues, Mafalda Arnauth, Ana Sofia Varela, Carminho e Ricardo Ribeiro, os três últimos com composição e produção de Diogo Clemente.

O livro que acompanha esta edição especial contém os poemas cantados, textos e fotos dos artistas que dão voz a este projecto. É uma publicação bilingue nas línguas de eleição do poeta - português e inglês, cuja adaptação e tradução é feita com a singular mestria de Alexis Levitin e Richard Zenith para a língua inglesa.

Volvidos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa, aqui fica uma nova homenagem com fado e alma portuguesa ao mais caleidoscópico dos poetas, cuja obra transcende fronteiras do tempo, das artes, do ser… e do próprio fado.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Sergio Orsini 2016-04-08 19:19 Prezados, paz e bem!

O CD que comprei em São Paulo, Brasil, não tem o livreto com as letras, como posso obtê-lo?
Atenciosamente,

Sergio.
Citação
#2 Portal do Fado 2016-04-08 22:12 Citando Sergio Orsini:
Prezados, paz e bem!

O CD que comprei em São Paulo, Brasil, não tem o livreto com as letras, como posso obtê-lo?
Atenciosamente,

Sergio.


Contacte a Seven Muses para esse efeito: http://sevenmuses.pt/
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.