EnglishPortuguês

Mafalda Arnauth - Terra da Luz

Discos - Novembro 28, 2013
Parlophone, 2013
Mafalda Arnauth leva o fado a passear a uma «Terra da Luz» que é portuguesa, concerteza, mas aberta a outros sons. A liberdade está a passar por aqui.

“Terra da Luz” é um disco que a cantora reconhece como obrigatório, de passagem para um estado, ou estatuto, de maturidade consolidada, no ano que antecede a celebração de 15 anos de carreira. Nele cabem “De Nós em Nó”, cantado em dueto com Hélder Moutinho - um convite que Mafalda não quis deixar de fazer a uma das pessoas mais importantes na sua carreira - e “Fado”, uma versão do tema dos Heróis do Mar. Se todos os discos de Mafalda Arnauth podem ser considerados autobiográficos, este transmite essa ideia de forma mais consistente e madura.

Não é novidade em Mafalda Arnauth mas nesta terra em movimento o fado é uma semente que cresce sob a forma de música tradicional portuguesa com um acordeão emigrante em França que polvilha todo o espaço das canções.

O que há é uma ligação mais próxima entre o fado e bairros próximos como o jazz. Com Mafalda Arnauth ao comando e textos em que o medo exterior perde quase sempre para a paz interior, «Terra da Luz» é um álbum afectuoso de plena resolução pessoal com direito a uma pitada de ironia na versão segura mas bem conseguida de…«Fado» dos Heróis do Mar.

Podia dar-se o caso de Mafalda Arnauth ser uma fadista que não deu o salto para a Liga dos Campeões. Não é o caso. Estamos perante uma maratonista para quem a «Terra da Luz» é a que semeia fruto e não a que colhe mediatismo.

Esta música não é para as grandes manchetes por onde aliás já passou. Aquilo que o tempo retirou à novidade acrescentou em sabedoria e auto-conhecimento e esta terra é de quem a pisa e trabalha.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.