EnglishPortuguês

Faleceu o guitarrista Sidónio Pereira

Arquivo - Março 05, 2014
Faleceu hoje o guitarrista Sidónio Pereira. O músico estava internado desde a semana passada no Hospital Santa Maria, vitima de acidente vascular cerebral.

Após ter sido transferido ainda durante a semana dos Cuidados Intensivos para um outro bloco do Hospital de Santa Maria (Lisboa), o seu estado clínico mantinha-se "reservado".

Sidónio Pereira nasceu no Alentejo (Ademas-Santiago do Cacém), tem o seu primeiro contacto com a guitarra, aos 10 anos de idade. Autodidata, tem como referência Mestre António Chainho, seu conterrâneo. Começa a sua carreira musical participando e formando diversos grupos de musica rock nos anos 60/70, voltando ás suas origens (guitarra portuguesa) nos anos /80, fundando uma companhia de teatro musical (revista á portuguesa) em parceria com a famosa actriz Ivone Silva e mais tarde com Camilo Oliveira onde alem de produzir, compõe e toca em diversas peças.

Participa em diversos espectáculos pelo país e estrangeiro, acompanhando vários artistas famosos, entre os quais, Fernando Mauricio, Deolinda Rodrigues, António Mourão, Nuno da Câmara Pereira, entre outros. Participa em gravação de discos e programas de televisão. Grava o seu primeiro disco a solo em 1994, com o Título "Guitarra Portuguesa - Musica do país de Fernando Pessoa", para a editora belga CaracolMusic, sua editora de sempre, tendo como produtor Timothy Hagelstein,e sendo apresentado oficialmente o seu disco em Cannes no Midem com excelente crítica da imprensa e do público.

Em 1998 edita "Atlanticidades" para a Expo98. Participa e cria com musicos espanhóis, Família Vargas, o projecto "Flamenfado", primeira experiência séria de fusão entre o Fado e Flamenco, da qual resulta o disco "El Roce de las almas" apresentado ao vivo, com grande êxito em inúmeros concertos em Portugal e Espanha, bem como nas televisões dos dois países. Em 2006 é editado o CD "Best-off", e em Janeiro/2010, foi editado o disco “FADOS A LA CARTE, apresentado oficialmente no MIDEM/2010 (Cannes).

Actualmente divide-se em espectáculos, gravações e produção de discos. É músico residente numa das mais famosas casas de Fado de Lisboa, dá aulas de guitarra portuguesa em várias academias de musica. O seu estilo de tocar guitarra portuguesa é reconhecido como muito fadista, tradicional e moderno, puro e muito emotivo. O seu nome e a sua musica foram incluidos no CD FADO - edição comemorativa, Fado Património da Humanidade - RTP/Ovaçao(2011) e encontra-se representado em várias colectâneas de fado no país e no estranjeiro.

Em Janeiro/2012,edita novo disco de originais,com o titulo,”Narraçao Exacta-Sidonio Pereira”, apresentado oficialmente no MIDEM/2012. Recentemente foi distinguido pela Balcony TV Global/Nova York, como melhor vídeo show,com o tema “Fadinho de Alcaçer”. Lidera actualmente o projecto “Residências Fadistas no Povo Lisboa.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Marcela Candeias 2014-03-05 19:37 Conheci o Sidónio através do Armando Santinhos, há cerca de dois anos.
Apesar dos nossos encontros se resumirem aos espectaculos de fado onde ele e o Armando, na sua cumplicidade, faziam chorar a guitarra depressa percebi a sua excelência como músico e como pessoa.
As minha condolências à familía. O céu ganhou mais uma estrela…
Citação
#2 aurora torres 2014-03-06 10:44 Perdi mais um amigo de infância! Embora presentemente não estivessemos muito em contato, nunca foi esquecido. Quem esquece um amigo com quem se brincava à agarrada, à rolha…
Descança em paz.
As minhas condelências aos familiares.
Citação
#3 eric 2015-02-02 07:42 Sidonio, m'as apris à aimer cette belle chançon que c'est le FADO.
Un homme exceptionelle
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.