EnglishPortuguês

Raquel Tavares com "alma fadista de Alfama" na Fiartil

Concerts - Agosto 03, 2014
A Fiartil no Estoril recebeu a fadista Raquel Tavares para um concerto em que para além de cantar presenteou ainda o público mostrando a sua habilidade...com a guitarra portuguesa.

Foi uma verdadeira enchente a que se registou ontem na Fiartil para ver e ouvir a fadista Raquel Tavares.

A fadista que contou com a presença "das gentes do bairro onde moro, Alfama", tentou e conseguiu recriar no recinto o ambiente de uma típica casa de Fados, em que o público foi também interveniente.

Com um alinhamento maioritariamente composto por temas conhecidos do público não foi difícil a Raquel conquistar uma plateia que tinha as letras bem estudadas e as gargantas bem afinadas merecendo da artista por diversas vezes o elogio de "Ah fadistas".

Para além de contar com três músicos talentosos como são Guilherme Banza, André Ramos e Gustavo Roriz, a fadista teve ainda a companhia de um vasto coro constituído pela assistência que abrilhantou ainda mais o concerto.

Raquel Tavares tem em palco uma postura genuína e castiça, com a qual o público se identifica e que se tornou a sua imagem de marca.
Junta a estas características a alma e o sentimento fadista e bairrista de Alfama, presentes em todos os seus espectáculos. Ontem decidiu ainda mostrar que para além de bem cantar sabe também tocar guitarra portuguesa tal como fez num tema em que "educou" o público a comportar-se numa casa de Fados.

Do cancioneiro tradicional interpretou "Rosa da Madragoa", "Nem as paredes confesso" ou "Lisboa Antiga", para além de ter efectuado algumas referências a Fernanda Maria ou Carlos Leitão que escreveu e compôs para si o Fado "Sou de Alfama".

Houve ainda oportunidade para os músicos mostrarem o seu virtuosismo numa guitarrada ou alguns membros do público subirem ao palco para cantar a "Desgarrada", o momento final de um concerto que terminou com o público de pé a aplaudir a fadista visivelmente emocionada pelo carinho recebido.

No final do concerto e em conversa com o Jornal Hardmúsica disse que "é sempre um prazer voltar aqui à Fiartil onde encontro um público conhecedor e respeitador do Fado e onde já tive noites memoráveis".

Neste momento a fadista encontra-se "a preparar o meu próximo álbum, estando ainda numa fase muito embrionária", trabalho esse que "trará algumas novidades que não posso ainda revelar". O lançamento deste novo disco "está previsto para o início do próximo ano".

A Fiartil recebe na próxima "Sexta feira de Fado", 08 de Agosto, Rodrigo da Costa Félix e Marta Pereira da Costa.


Related Articles


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.