EnglishPortuguês

João Fezas Vital

Letristas - Outubro 02, 2018
João Fezas Vital, foi um poeta “talentoso e apaixonado”, segundo o fadista João Braga.

Na opinião de João Braga “João Fezas Vital não se limitava a ser um poeta inspirado, tinha uma veia de humor muito especial”.
João Braga gravou, de Fezas Vital, Ao Fado Dei a Minha Voz, na melodia tradicional do Fado das Horas, de Maria Teresa de Noronha, e Estou Sempre de Passagem, que interpreta no Fado Varela, de Renato Varela, entre outros poemas.
João Braga é um dos fadistas que mais cantou o poeta. Maria da Fé, Teresa Siqueira, Vasco Rafael, Helder Cruz, Carlos Guedes de Amorim e Rodrigo são outros fadistas que gravaram poemas de João Fezas Vital.

Em 2017 foi editada uma antologia do poeta João Fezas Vital (1947-1994), autor, entre outros, de Esquina de Rua, uma criação de Carlos Macedo.
A primeira parte do livro é constituída por 31 poemas que foram gravados, “na sua grande maioria cantados em clássicas músicas de fado tradicional ou em melodias de fado musicado”,  incluíndo também os poemas que foram musicados em melodias que se afastam da linguagem fadista, mas que, pela “sua estrutura poética – quadras, quintilhas ou sextilhas –, permite perfeitamente que venham a ser cantadas em músicas de fado”.
Entre estes poemas, num total de 36, encontra-se “Bailador” que o poeta dedica ao fadista e guitarrista José Pracana, falecido em dezembro de 2016.

Prematuramente desaparecido aos 47 anos, João Fezas Vital tem a sua extraordinária obra hoje viva, nas vozes de grandes fadistas.

"Alto, magro, erecto, gargalhada histriónica , via-se que era um poeta pelo olhar...
Quando ao final do dia, naquele sótão do Restelo, o sol no ocaso do Tejo lhe batia nos olhos mel avelã. quase que jurava que ia sair dali poesia... ou me ia voltar a falar de Moledo do Minho.
Nem sequer era de lá, mas passara lá as férias desde miúdo e apegara-se ao Minho quase com paixão, bem patente, aliás, no livro Graças a Deus, publicado em 94.
E contava-me dos seus tempos de fado vadio. Mas isso o João Braga saberá mais do que eu, já que cantou vários fados escritos pelo João e vadiaram juntos muita vez!" 
texto extraído do blogue: Entre Parentes


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.