História do Fado - Pinto de Carvalho
Livros - Outubro 15, 2006
João Pinto Ribeiro de Carvalho (1858-1936) não era um historiador. Era jornalista, olissipógrafo, homem de letras, sem dúvida.
No seu livro de crónicas “Lisboa de Outros Tempos” (1898), autoclassifica-se — na Explicação Preliminar — como “um turista na literatura”. (…) A “História do Fado”, publicada em 1903, continua a ser o texto de referência mais antigo que se conhece neste campo e, ao mesmo tempo, um dos mais saborosos.
Constitui um vastíssimo manancial de informação, nem sempre comprovável, é certo, mas onde podemos encontrar o primeiro esforço para sistematizar as origens e evolução do fado, a biografia possível dos seus protagonistas, para além de uma visão da vida artística da Lisboa de Oitocentos, sob as influências da ópera italiana, dos minuetes franceses, do folclore espanhol, não esquecendo as da literatura internacional então na moda. (…)
Ao lê-lo, o leitor de hoje sente-se mais próximo dos alvores do fado, com vontade de frequentar retiros como a Horta das Tripas ou o Zé dos Pacatos, deslocar-se até lá em seges conduzidas por cocheiros como o Bitáculas ou o Fomenica, ouvir guitarristas como o Calcinhas ou o Ratado, violistas como o Sousa do Casacão, acompanhando vozes hoje mudas por não ter havido registo fonográfico, mas de memória em boa hora preservada por Tinop, como a Rosa dos Camarões ou a Maria José Loira.
Faça Download deste livro em PDF:
DOWNLOAD
Faça Download deste livro em PDF:
DOWNLOAD
Artigos Relacionados
Comentar