EnglishPortuguês
Product not found

Francisco Salvação Barreto - Horas da Vida

Discos - Novembro 29, 2018
Museu do Fado / 2018
Francisco Salvação Barreto apresenta o seu disco de estreia, "Horas da Vida", um disco onde o fado tradicional é a sua 'praia', reflexo do seu quotidiano e da vida.

Constituído por 13 temas, maioritariamente poemas inéditos e fados tradicionais, este é um disco que canta os amores e desamores, encontros e desencontros, as dúvidas, a vida e a morte; e o fado é isto, porque a vida é isto também.

A direção de voz esteve a cargo de Camané, num álbum que não teve produtor, Salvação Barreto afirmou que a presença do fadista foi, claramente, mais como testemunho de herança e dar pistas: "O Camané comigo foi sempre muito generoso. (...) Respeitando imenso a minha maneira de cantar e o meu estilo, nunca me disse como devia fazer as coisas, mas deu-me a certeza de que não estava a fazer asneiras. Foi mais ou menos como ter alguém em estúdio, que sabe muito disto, e dizer-nos, 'vai, o caminho é por aí, avança'".

Salvação Barreto contou com os amigos para escrever os poemas, nomeadamente José Luís Gordo, autor de "Só Mais Um Dia", que gravou no Fado Versículo, de Alfredo Marceneiro. Entre os fados que gravou, conta-se o Perseguição, de Carlos da Maia, com palavras de Maria Rosário Pedreira, "Adiante".

O tema que dá título ao CD "Horas da Vida" é um poema de Manuel Andrade gravado no Fado Lopes, de Mário José Lopes. Outros temas são "Noite Só" (João Monge/Fado Tamanquinhas, de Carlos Neves) ou "Impasse" (Rita Mariano de Carvalho/Fado Franklin de Quadras, de Franklin Godinho).

O CD inclui ainda poemas de Fernando Pessoa, Miguel Torga, José Luís Gordo, João Mário Veiga, entre outros, tendo resgatado do repertório de Artur Batalha "Mundo d'Inverno" (Paco Gonzalez) e, do de Carlos Ramos, "Eu Já Não Sei" (Domingos Gonçalves Costa/Carlos Rocha).

Para o grande público, Francisco Salvação Barreto tem sido um dos segredos mais bem guardados do Fado. Começou a cantar jovem entre família e amigos e, naturalmente, o Fado passa a fazer parte da sua vida. Actua em casas de fado (actualmente integra o elenco do Sr. Vinho) e em vários espectáculos em Portugal e no estrangeiro. É profundamente marcado pelo fado tradicional.




Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.