EnglishPortuguês

"Os Anéis do Meu Cabelo". Biografia de Mariza chega esta semana às livrarias

Arquivo - Outubro 28, 2021
As origens de Mariza dos Reis Nunes e a sua vida fora de palco são alguns dos temas da biografia lançada esta semana

Neste livro, e segundo o comunicado de imprensa, "Mariza, os amigos, a família e os músicos revelam-nos a mulher fora do palco, sem saltos altos nem vestidos de renda, com a mão que costumamos ver a agarrar o microfone segurando com força a do seu filho."

As origens de Mariza dos Reis Nunes, nascida em Moçambique e criada no bairro da Mouraria, em Lisboa, e a forma como as mesmas a moldaram como mulher e artista, são outro dos temas da biografia, que reúne também as maiores proezas da sua carreira.

“Via‑se que ali havia pão, não eram aquelas bolinhas de água. Havia pão.” José Luís Gordo, o dono do Senhor Vinho, ainda se enche de orgulho por, naquela noite, no Berimbar, ter provocado Mariza até a fazer cantar fado. “Adivinhei que ela tinha qualquer coisa lá dentro de misterioso, e o fado é mistério.” Quando entrou pela primeira vez no número 18 da Rua do Meio à Lapa para cantar, Mariza tinha 24 anos. Era muito nova e bastante insegura no seu papel de cantadeira de fados.

Maria da Fé, fadista de primeiro plano desde os anos de 1960 e dona do Senhor Vinho, era a sua grande conselheira na escolha dos temas. “Enquanto cantou aqui, ainda estava muito no começo. Não tinha repertório próprio, claro, cantava as poucas coisas que conhecia. Eu só a ajudava a escolher porque ela depois tinha muita facilidade em aprender e em cantar.”


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.