EnglishPortuguês

Guitarra Portuguesa

Livros - Janeiro 04, 2022
Seven Muses / 2022
A obra Guitarra Portuguesa reúne pela primeira vez num livro o resumo dos mais de 200 anos de história, das origens à atualidade e 40 temas que se dividem por 2 CD's.

No livro podemos encontrar alguns capítulos interessantes, como a definição da guitarra portuguesa, a história dos  mais de 200 anos das origens à atualidade, a arte da construção com os principais construtores na primeira pessoa,  como Gilberto Grácio ou Óscar Cardoso e um movimento perpétuo - uma reflexão sobre a profissionalização do  ensino que se verificou nas últimas décadas.

Neste trabalho musical, digamos que o primeiro CD Século XX se divide em duas partes, a primeira assegurada pelos  mestres do estilo de Lisboa como: Armandinho, José Nunes, Fontes Rocha, Jaime Santos, Domingos Camarinha,  Carlos Gonçalves, Casimiro Ramos, Raul Nery, Francisco Carvalhinho, Jorge Fontes, António Bessa e António Parreira.

Todos guitarristas de fado, muitos deles importantes compositores. Enquanto a segunda parte é dedicada à grande  escola de Coimbra, aqui bem representada por António Andias que interpreta “Valsa” de Gonçalo Paredes, pai de  Artur Paredes, que também foi importante no desenvolvimento da guitarra de Coimbra com a família Grácio, e foi  mentor do seu filho Carlos Paredes que se tornou a maior referência da guitarra portuguesa. Ainda temos outros  nomes maiores como Jorge Tuna, António Portugal, António Brojo, João Bagão, Jorge Godinho e Eduardo Melo.

O CD Século XXI contém 20 novas gravações, produzidas por André M. Santos exclusivas desta obra, e que
representam uma excelente mostragem com guitarristas de Norte a Sul do país. Neste disco exploram-se algumas  linguagens de autor de vários géneros, onde podemos ouvir alguns dos grandes executantes da atualidade, que aqui contribuem para o enriquecimento do repertório da guitarra portuguesa.

Neste disco podemos ouvir em duo Henrique Leitão com Pedro Amendoeira e Luís Ribeiro com o seu filho David  Ribeiro. Os restantes guitarristas entram a solo e são eles: Custódio Castelo, Arménio de Melo, Fernando Silva,  Bernardo Couto, Bruno Chaveiro, João Alvarez, Paulo Ferreira, Luís Coelho, António Dias, André Dias, Sérgio Costa, Bruno Mira, Ricardo J. Martins, Ricardo Silva, Hugo Vasco Reis, Hugo Edgar, Rui Poço e ainda a presença feminina em  estreia de Mariana Martins. Alguns destes representam o novo talento que augura um futuro promissor para este instrumento singular, que é um dos grandes ícones da cultura portuguesa.

O livro é ilustrado com fotos e traduzido em inglês. Texto de Samuel Lopes e capa com pintura original da artista plástica Rita Ventura. Um olhar atento sobre o passado, presente, mas também sobre o futuro deste magnífico instrumento.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.