EnglishPortuguês

Katia Guerreiro e Hélder Moutinho atuam este mês no Festival de Fado em Maputo

News - Junho 06, 2022
Os fadistas Katia Guerreiro e Hélder Moutinho participam, nos próximos dias 17 e 18, no Festival de Fado em Maputo, anunciou hoje a promotora Everything is New.

Com um programa cultural integrado no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, o festival em Maputo abre no dia 15, às 18:00 locais, com a exibição do filme "Fado", de Sofia Portugal e Aurélio Vasques, no Centro Cultural Português.

A atuação da Katia Guerreiro acontece no dia 17, às 19:00, no Cine-Teatro Scala.

No dia seguinte, pelas 12:00, é inaugurada na Escola Portuguesa de Moçambique, a exposição de fotografia "O Fado e o Mar", organizada pelo Museu do Fado, e, às 14:30 locais, no auditório Carlos Paredes, nas instalações escolares, o guitarrista Pedro de Castro apresenta um 'workshop' sobre a guitarra portuguesa.

Neste mesmo dia, 18 de junho, às 15:30 locais, e também no auditório Carlos Paredes, é apresentado um outro 'workshop' sobre letras para fado, tendo como mote o CD-Livro “Brincar aos Fados”, publicado no passado dia 01 de junho pelo Museu do Fado.

A jornada encerra às 17:30 com um espetáculo de Hélder Moutinho também nesta escola.

Katia Guerreiro e Hélder Moutinho são acompanhados em palco pelos músicos Pedro de Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo.

O livro-CD “Brincar aos Fados” é um projeto musical do Museu do Fado, com o objetivo de “dar a conhecer o fado às crianças entre os seis e os 12 anos", de "uma forma leve e divertida, mas com uma componente formativa”, explicou o Museu.

Todos os temas são ilustrados pelo escritor e cartoonista Bruno Matos e o CD resulta de uma ideia do fadista Rodrigo Costa Félix, que o produz e gravou “A Mais linda das Canções”, no Fado Modesto, de Júlio Proença, contanto também com as participações dos fadistas Duarte, Tânia Oleiro, Pedro Moutinho e Miguel Ramos, entre outros.

O Festival de Fado faz parte da programação celebrativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho) e segundo a organização é dedicado “não só à comunidade portuguesa residente em Moçambique mas, especialmente, aos moçambicanos apreciadores deste estilo musical, considerado património da humanidade”, pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).



Related Articles


Rentabilize o seu negócio!
Voe mais alto com o Directório do Fado!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.