EnglishPortuguês

Severa 1820 - Paulo Lima

Livros - Outubro 23, 2022
Tradisom /2022
Com coordenação de Paulo Lima, Severa 1820 é uma edição comemorativa do duplo centenário do nascimento de Maria Severa Onofriana (1820-1846) e dos dez anos da inscrição do Fado na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Unesco (2011-2021).

Severa 1820 reúne mais de uma dezena de contributos que incidem sobre os três momentos fundacionais do fado enquanto canção de Lisboa: o nascimento de Maria Severa Onofriana, em 1820; a subida ao palco da peça de teatro “A Severa”, de Júlio Dantas, em 1901; a inscrição do Fado na Lista representativa do Património Cultural Imaterial da Unesco, em 2011.

Fica de fora talvez o acontecimento histórico mais marcante de todos para o fado: o primeiro registo sonoro de uma voz a “cantar o fado”, ocorrido no Porto, no ano de 1900. No entanto, nesta obra editam-se em CD todas as faixas do primeiro filme sonoro português - A Severa - realizado por Leitão de Barros e estreado a 17 de Junho de 1931 e um outro CD intitulado “Outras Vozes” com interpretações de diversos cantores/fadistas desde 1906 até 1956.

Podemos afirmar hoje que Maria não nasceu no dia 26 de Julho de 1820, mas sim no dia dessa estreia, quando os espectadores viram e ouviram no cinema Severa a cantar. Nesse dia, a actriz Dina Tereza fez nascer para todos nós a primeira fadista de Lisboa.
Maria Severa Onofriana veio ao mundo um mês antes da Revolução de 1820 e dois anos antes da 1.ª Constituição Portuguesa. Aí se consagraram os direitos de liberdade de pensamento e de igualdade. Deixámos de ser súbditos para ser cidadãos.

Este livro inclui textos de:

- Graça Fonseca, ex-Ministra da Cultura
- Diogo Moura, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa
- Paulo Lima, antropólogo
- Maria Alexandra Lousada, Departamento de Geografia/Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa
- José João Marques Pais, Historiador, Investigador independente
- António Janeiro, investigador
- Maria Alice Samara, Investigadora do Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa
- Manuel Deniz Silva, INET-MD-Instituto de Etnomusicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
- Jorge Sampaio, Técnico Superior da Direção-Geral do Património, Mosteiro de Alcobaça
- Pedro Félix, Arquivo Nacional do Som – equipa de instalação
- Salwa El-Shawan Castelo Branco, Professora Catedrática Emérita de Etnomusicologia, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
- Rui Vieira Nery, Musicólogo, Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos de Música e Dança
- José Moças, Editor da Tradisom e curador da coleção de sons da mesma editora


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.