EnglishPortuguês

Fados - Vários

Discos - Outubro 05, 2007
EMI Music / 2007
Foi necessário um estrangeiro para mostrar ao mundo aquilo que é genuinamente português. A banda sonora de «Fados» mostra o que há de melhor no fado.

É o filme mais falado do ano em Portugal. «Fados», de Carlos Saura, retrata um cenário português através da câmara de quem nunca viveu em Portugal e fá-lo com tremenda sensibilidade e propriedade. Mais uma vez, foi necessário vir alguém de fora mostrar o que neste caso se faz de bom em Portugal.

Claro que a acompanhar um musical desta estirpe, só poderia estar uma banda sonora à altura. E nesse aspecto, «Fados» tem um prolongamento brilhante na música, não só pelo nível dos intérpretes como também pela capacidade de ser eclético sem desvirtuar a essência do fado.

Em «Fados» há um pouco tudo. Revelações, como o são Cuca Roseta ou Catarina Moura, consagrações que já o são à partida, como é o caso de Carlos do Carmo, valores seguros e fundamentais para o fado, como Mariza e Camané, e até cruzamentos como nas participações de NBC e SP & Wilson.

«Fados» apresenta também o valor acrescentado das participações de Chico Buarque e Caetano Veloso. É que apesar do fado ser a expressão musical mais portuguesa que se conhece, importa não fechar as portas a um som que, nos últimos anos, tem conhecido diversas tentativas de miscigenação.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Fadobailado 2009-07-20 16:55 Em poucas cenas este este filme demonstra o que é na verdade o fado…muitos estrangeiros tiraram lugar a bons fadistas portugueses… este filme em nada dignifica o fado…vejam os restantes filmes de saura e vejam como ele nesses filmes como sevilhanas ou flamenco insere outro genero musical este filme e uma vegonha para portugal e para o fado Citação
#2 jonas 2020-05-01 12:38 Não devem estar a falar do fado que eu conheço, porque o fado genuino que eu conheço não vem misturado com Rap ou Bossa Nova. O fado genuino que eu conheço serve-se simples à guitarra e à viola. Citação
#3 Atento 2021-08-20 13:44 Vergonha para o fado e para os portugueses, com mania de grandezas… mas acho que doravante isso vai acabar porque o principal gastador já cá não está… Já o Saura, esse ficou com mais uns milhares na conta bancária… Citação
Cristina Ferreira e Mickael Carreira estão juntos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.